Topo
Esporte

Como reforço pode fazer Corinthians adotar esquema com três volantes

Matheus Jesus pode brigar com Sornoza por vaga no meio-campo do Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Matheus Jesus pode brigar com Sornoza por vaga no meio-campo do Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
do UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/05/2019 12h00

O volante Matheus Jesus pode fazer com que o técnico Fábio Carille opte por escalar o Corinthians com três volantes na sequência desta temporada. O UOL Esporte apurou que o volante que se destacou no Oeste no Campeonato Paulista tem agradado bastante a comissão técnica nos treinamentos desde que chegou ao time de Parque São Jorge.

Como Ralf é ídolo da torcida e líder do time dentro e fora de campo, e Junior Urso já alcançou o status de titular absoluto, Carille já cogitou internamente que Matheus Jesus pode brigar também com o equatoriano Sornoza por uma vaga no meio-campo.

Três fatores "pesam" bastante: Matheus Jesus é canhoto e gosta de chegar à área adversária. Além disso, o volante permitiria que Carille escalasse o time para atacar e, não somente defender, no esquema 4-1-4-1.

O time de Carille realizou suas melhores apresentações com essa formação, inclusive, contra o Deportivo Lara-VEN na Copa Libertadores da América do ano passado. O Corinthians reencontra os venezuelanos amanhã, em Itaquera, pela segunda fase da Copa Sul-Americana.

O 4-1-4-1 com Matheus Jesus ficaria com a seguinte formação no meio-campo. Ralf na frente da zaga. Na frente do camisa 15, a "segunda linha" seria escalada com Junior Urso e Matheus Jesus por dentro, com dois pontas abertos - Clayson na esquerda e Everaldo na direita. Neste caso, o ex-atacante do Fluminense enfrenta forte concorrência, com Pedrinho, Mateus Vital, Ramiro, entre outros.

Inicialmente, Carille deve escalar Matheus Jesus na função de Urso para que o camisa 30 seja poupado. Mas, se o novo reforço apresentar nos jogos o desempenho dos treinamentos, o treinador já confessou que quer testar os dois juntos no meio-campo.

Outra opção é Matheus Jesus na vaga de Ralf com a intenção de melhor a qualidade do time na saída de bola. Carille vê o novo reforço com "características únicas" no elenco, principalmente por ser um volante canhoto e com força para chegar ao ataque.

No primeiro coletivo com a presença da imprensa, Matheus chamou a atenção pela movimentação. O meio-campista acertou muito mais do que errou, criou uma série de chances e não deu sinais de desentrosamento, apesar de ter acabado de chegar. Inscrito na Copa Sul-Americana, ele já está à disposição de Carille.

Esporte