Topo
Esporte

Equatoriana quer ser reconhecida como mais nova a jogar em 1ª divisão

21/05/2019 16h39

Quito, 21 mai (EFE).- Uma jogadora de futebol pode ter feito história ao entrar em campo aos 12 anos e 26 dias, durante jogo do Campeonato Equatoriano, o que pode torná-la a mais jovem a disputar partida de primeira divisão no mundo.

Evelyn Burgos, jogadora do Deportivo Santo Domingo, realizou o feito na última quarta-feira, quando a equipe perdeu para o Quito por 3 a 1, dentro de casa, pelo grupo B da Primeira Etapa da competição nacional.

A jovem, nascida em 19 de abril de 2007, enfrentou adversárias com o dobro e até o triplo da idade, mas admite que não se intimida diante de ninguém dentro de um campo de futebol.

"Não me dá medo jogar com meninas mais velhas ou com meninos, porque faço isso desde muito pequena. Eu quero que elas tenham medo de mim", brincou Evelyn, em entrevista à Agência Efe.

O "Guiness Book" aponta o boliviano Mauricio Baldivieso com o mais jovem a atuar em partida de primeira divisão, aos 12 anos e 362 dias, quando defendeu o Aurora contra o La Paz, pelo Torneio Clausura do Campeonato Boliviano.

Evelyn cursa a oitava série de uma escola localizada na cidade de San Francisco de Novillo, na província de Manabí, pela manhã. Na parte da tarde, se encontra com as companheiras do Deportivo Santo Domingo.

"Os treinamentos são físicos. E são muito bons, porque ajudam para nossa melhora, para que façamos as coisas bem", avaliou a menina.

A jogadora, de apenas 12 anos, que quer ser reconhecida como a mais nova a atuar em competição de primeira divisão, se disse muito feliz com a marca que alcançou. Além disso, revelou o sonho de integrar em breve a seleção equatoriana. EFE

Esporte