Topo
Esporte

Como o Corinthians chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
do UOL

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

O Corinthians não fascina pelo bom futebol, mas impressiona pela competitividade. O tricampeonato paulista conquistado no domingo passado reforça o perfil vencedor do clube, que nos últimos anos se acostumou ao sucesso e já não abre mão de disputar títulos. Em campo não se vê grandes novidades, mas Fábio Carille planeja uma grande evolução com o tempo. Se ele cumprir o prometido, o Alvinegro pode surpreender rivais com elencos mais robustos no Brasileirão.

Dos quatro campeões estaduais do eixo de onde deve sair o campeão brasileiro de 2019, o Corinthians é o menos cotado, porque não faz frente ao Grêmio, ao Flamengo e ao Cruzeiro. Nem mesmo em São Paulo é o melhor. Com elenco melhor que o do ano passado, fato é que dos inúmeros reforços feitos para a temporada apenas Júnior Urso agradou plenamente. Se for jogar para empatar fora de casa e ganhar de pouco em Itaquera correrá o risco de fazer campanha outra vez medíocre no Brasileirão.
Juca Kfouri. blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Cássio - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Cássio. O goleiro foi o grande nome da campanha vitoriosa do Corinthians no Campeonato Paulista. Foi herói nas quartas de final contra a Ferroviária e na semifinal contra o Santos, com defesas espetaculares. Não teve tanto trabalho na decisão contra o São Paulo, mas mesmo assim apareceu muito bem em dois lances do jogo de ida. Maior campeão da história do clube, o camisa 12 é atualmente a personificação do Timão em campo.

Quem chega em alta

Fagner - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Fagner, Ralf e Vagner Love. O 2019 corintiano tem premiado os experientes, aqueles que já têm enorme identificação com o clube. Os três citados tiveram grandes atuações nas finais do Paulistão, com destaque para o gol decisivo de Love. Fagner ensaia retomar a grande fase que já teve no Corinthians, enquanto Ralf, como vinho, parece melhorar ainda mais à medida que envelhece.

Quem chega em baixa

Gustagol - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Gustagol. Ele é o artilheiro da equipe na temporada, mas não marca já há sete partidas. São oito gols feitos do ano, o que ainda lhe dá vantagem na briga com Mauro Boselli pela posição, mas as coisas podem mudar se a má fase do centroavante persistir.

Quem pode reforçar/posições carentes

O elenco está bem coberto após as 12 contratações feitas no início da temporada - Bruno Méndez e Régis ainda nem estrearam, aliás. Ainda assim Fábio Carille entende que falta aumentar as opções para os lados do campo, por isso o clube negocia a chegada de Everaldo, do Fluminense. Outro que está na mira é Matheus Jesus, do Oeste, mas esta é uma aposta a longo prazo e não tem obrigatoriamente a ver com necessidades do elenco.

Time-base

Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza; Ramiro (Pedrinho), Clayson e Gustagol.

Posição no Brasileiro do ano anterior (13º)

Posição no Estadual (campeão)

Esporte