Topo
Esporte

Como o Botafogo chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

ALEXANDRE LOUREIRO/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ALEXANDRE LOUREIRO/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

O Botafogo chega ao Campeonato Brasileiro com muita coisa a provar. Após fracassar no Carioca e na Copa do Brasil de maneira precoce, o time mudou o comando: trocou Zé Ricardo por Eduardo Barroca. Sob nova direção, o Alvinegro estreia contra o São Paulo, no Morumbi, e espera mudar de forma radical o cenário visto nos quatro primeiros meses de 2019.

O Botafogo passa por um momento grave financeiro e uma instabilidade grande fora dos gramados. Em 2018, o time teve três técnicos diferentes, sendo que um deles (Marcos Paquetá) ficou menos de 40 dias no cargo. No Campeonato Carioca, o Botafogo decepcionou e ficou fora da fase final, algo que não acontecia desde 2014. A equipe comandada por Zé Ricardo até então ainda teve uma eliminação para o Juventude, time da Série C, na Copa do Brasil - o resultado derrubou o técnico, e mais uma vez o time carioca precisou recomeçar o planejamento no meio da temporada, agora com Barroca. Alguns jogadores já estão de saída, como Kieza, e o clube ainda terá medalhões como Diego Souza para tentar alçar voos mais altos no campeonato. Fora que de 2018 para 2019, o clube viu mais de 11 jogadores saírem, enquanto poucos chegaram para repor essas perdas. De qualquer forma, por toda a instabilidade fora de campo, pela troca recorrente de treinadores e falta de planejamento do clube, fica difícil almejar muita coisa no Brasileiro. Pelo nível de futebol que apresentou, o Botafogo briga mais na parte de baixo da tabela do que na de cima.
Renata Mendonça, blogueira do UOL Esporte

Destaque principal

Diego Souza - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Diego Souza foi contratado para ser o novo matador do Botafogo, que estava insatisfeito com o desempenho de Kieza, porém até agora não viveu grandes momentos no clube alvinegro.

Quem chega em alta

Erik - false - false

Erik é quem mais deu resultado com a camisa do Botafogo na atual temporada. Teve grande desempenho em jogos eliminatórios e chega em alta no Brasileiro.

Quem chega em baixa

Jean - REUTERS/Sergio Moraes - REUTERS/Sergio Moraes
Imagem: REUTERS/Sergio Moraes

Jean é um volante que agradava ao ex-técnico Zé Ricardo, mas que não tem as características exigidas por Eduardo Barroca. Terá dificuldade para jogar com o novo treinador.

Quem pode reforçar/posições carentes

Com a saída de Kieza, o Botafogo procura no mercado um camisa 9 que possa fazer sombra a Diego Souza.

Time-base

Gatito; Marcinho, Carli, Gabriel e Joanthan; Bochecha, Wenderson e Cícero; Luiz Fernando, Erik e Diego Souza.

Posição no Brasileiro do ano anterior (9º)

Posição no Estadual (8º)

Esporte