Topo
Esporte

"Vejo muito de mim no Charles Leclerc", diz Lewis Hamilton

Lewis Hamilton e Charles Leclerc no pódio do GP do Bahrain  - Andrej Isakovic/AFP
Lewis Hamilton e Charles Leclerc no pódio do GP do Bahrain Imagem: Andrej Isakovic/AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

25/04/2019 13h39

Pentacampeão de Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton lembrou seu início na categoria ao analisar as primeiras corridas de Charles Leclerc pela Ferrari. Para o piloto da Mercedes, Leclerc tem presente algumas de suas características, principalmente na relação com um companheiro de equipe que já é campeão.

"Quando cheguei à Fórmula 1, queria ganhar o mais rápido possível e vencer o campeão contra o qual estava correndo. Então é muito parecido. Eu vejo muito de mim em Charles e ele está fazendo um ótimo trabalho até agora", lembrou.

Depois de uma temporada pela Sauber, Leclerc chegou à Ferrari tendo como companheiro de equipe o tetracampeão Sebastian Vettel. Já Hamilton, em sua primeira temporada pela categoria em 2007, teve como parceiro na McLaren o bicampeão Fernando Alonso.

O britânico não citou o nome do ex-companheiro, mas deu a entender que enfrentou os mesmos desafios de Leclerc. No último GP, na China, o piloto da Ferrari recebeu uma ordem de equipe para que Vettel o ultrapassasse no início da corrida por estar mais rápido.

"Houve alguns cenários em que campeões mundiais exigem a posição número um e, assim, você se torna um número dois e, embora seja uma posição privilegiada, vai contra seus valores fundamentais", disse Hamilton.

"Eu entendo como Charles se sente, porque no coração ele acredita que tem o potencial de ser o melhor e é quase como ter sua luz ofuscada. Então, como um competidor feroz, você meio que se revolta. Eles dizem para fazer uma coisa, mas o lutador em você quer lutar contra isso. Eu experimentei isso", completou.

Hamilton, no entanto, acredita que Leclerc está no caminho certo para obter a primeira vitória pela Ferrari. Vale lembrar que Hamilton venceu quatro corridas em sua temporada de estreia e foi campeão na segunda, em 2008.

"Com expectativas realmente altas em um time enorme como Ferrari, ele está pilotando tão bem, e ele só tem que continuar a fazer o que está fazendo", disse Hamilton.

Leclerc e Hamilton estarão na pista de Baku a partir desta sexta, quando serão realizados os primeiros treinos livres. O GP do Azerbaijão será realizado no domingo, às 9h10 (de Brasília).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado anteriormente, Hamilton foi campeão na temporada de 2008.
Diferente do informado na matéria, Sebastian Vettel é tetracampeão de Fórmula 1, e não pentampeão. O erro foi corrigido.

Esporte