Topo
Esporte

Porto e Benfica seguem briga acirrada pelo título do Português

25/04/2019 15h32

Lisboa, 25 abr (EFE).- Faltando quatro jogos para o fim do Campeonato Português, Porto e Benfica seguem brigando ponto a ponto pelo título do torneio e terão desafios distintos nesta 31ª rodada, quando os 'Dragões' encaram o modesto Rio Ave e as 'Águias' enfrentam o Braga, quarto colocado da competição, fora de casa.

Os dois times estão empatados com 75 pontos na tabela, mas o Benfica leva a melhor sobre o rival no confronto direto, o primeiro critério de desempate.

O Porto entrará em campo primeiro na rodada. Na sexta-feira, o clube comandado por Sérgio Conceição terá pela frente o Rio Ave, oitavo colocado e praticamente sem pretensões no Português. Garantido na primeira divisão, o time tem 38 pontos, 26 atrás do Braga, último dentro da zona de classificação para a Liga Europa.

A única ausência que Conceição terá para o jogo é a do goleiro brasileiro Fabiano, ex-São Paulo, que é banco do veterano Iker Casillas. O artilheiro Vincent Aboubakar se recuperou de lesão e espera do técnico uma oportunidade para voltar a atuar.

Além do Rio Ave, o Porto tem mais três compromissos até o fim do Português. Os 'Dragões' pegam Desportivo Aves e Sporting em casa, e o Nacional, na Ilha da Madeira.

Só a vitória interessa ao Porto, que ainda terá a oportunidade de mais uma vez secar o Benfica, que no domingo enfrenta o Braga, que está oito pontos atrás dos dois líderes da competição. Já garantido na Liga Europa, o time ainda sonha com uma vaga na Liga dos Campeões e para isso precisa bater as 'Águias' nesta rodada.

O jogo também será marcado por um espírito de revanche. O Benfica bateu o Braga nas semifinais da Copa da Liga de Portugal, e os donos da casa querem usar o jogo de domingo para vingar a eliminação.

O técnico Bruno Lage terá força máxima para o jogo e aposta em João Félix, de apenas 19 anos, que já chama a atenção de vários outros clubes do futebol europeu. O atacante fez dois dos gols do Benfica na goleada por 6 a 0 sobre o Marítimo na última rodada.

Com a vantagem nos critérios de desempate, o Benfica só depende de si para conquistar mais uma vez o título do Português. Além do Braga, o time enfrentará até o fim do torneio Portimonense, Rio Ave e Santa Clara, equipes de meio de tabela.

Quem também observa o duelo particular dos líderes é o Sporting, terceiro colocado, com 67 pontos, que no sábado enfrentará o Vitória de Guimarães, que ocupa o sexto lugar, com 45 pontos.

Apesar de o título ser quase impossível, os 'Leões' torcem por tropeços consecutivos de pelo menos um dos rivais para abocanhar ao menos uma das vagas na Liga dos Campeões. O Vitória de Guimarães, por sua vez, também já não tem mais pretensões no torneio.

Programação da 31ª rodada do Campeonato Português:.

Sexta-feira.

Rio Ave - Porto.

Sábado.

Santa Clara - Vitória de Setúbal.

Portimonense - Feirense.

Sporting - Vitória de Guimarães.

Desportivo Aves - Belenenses.

Domingo.

Chaves - Nacional.

Marítimo - Tondela.

Braga - Benfica.

Boavista - Moreirense. EFE

Esporte