Topo
Esporte

Grêmio diz adeus a Seu Verardi com medalha do Gauchão e reverência do Inter

Renato Gaúcho levou camisa e medalha do título estadual em homenagem ao dirigente do Grêmio - Jeremias Wernek/UOL
Renato Gaúcho levou camisa e medalha do título estadual em homenagem ao dirigente do Grêmio Imagem: Jeremias Wernek/UOL
do UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2019 19h46

O Grêmio se despediu de Antônio Carlos Verardi em velório na Arena, hoje (24). A cerimônia reuniu torcedores, dirigentes, ex-dirigentes e ex-atletas que conviveram com o superintendente de futebol que foi funcionário do clube por 54 anos. Uma das cenas mais emocionantes foi quando Renato Gaúcho entregou aos familiares a medalha de campeão gaúcho de 2019. O prêmio foi colocado sobre o corpo de 'Seu Verardi'.

Além de gremistas, o Internacional também se mostrou solidário com o falecimento. João Patrício Herrmann, vice-presidente eleito do clube, compareceu e fez reverência a Verardi.

"O Seu Verardi era um dirigente à moda antiga, uma pessoa íntegra e que está acima da rivalidade Gre-Nal", disse Herrmann. "Meu pai, certa vez, tentou levar ele para trabalhar no Internacional. Claro que ele não aceitou, seguiu no Grêmio", completou, em referência a Eraldo Herrmann, presidente do Inter entre 1974 e 1975.

Medalha e camiseta

O velório no saguão da Arena mobilizou os gremistas. Desde o final da manhã, figuras históricas do clube apareceram para prestar homenagens a Seu Verardi. Mano Menezes, treinador do Cruzeiro, enviou coroa de flores ao ex-dirigente. O mesmo foi feito pelo grupo de jogadores de 2007, equipe que chegou à final da Libertadores contra o Boca Juniors. Roger Machado, atualmente treinador do Bahia, chegou de Salvador somente para a cerimônia. Celso Roth, com quatro passagens pelo Grêmio, também disse adeus ao funcionário mais antigo do clube gremista.

O atual elenco do Grêmio se despediu no meio da tarde, horas depois de desembarcar do Paraguai, onde venceu o Libertad por 2 a 0 em jogo da Libertadores. Renato Gaúcho, que conviveu com Antônio Carlos Verardi nos anos 1980, puxou a fila de abraços e adeus.

Renato entregou camiseta alusão ao título do estadual, usada pelos jogadores logo depois do Gre-Nal 420, e a medalha de campeão gaúcho de 2019. A peça foi recebida pelos familiares e colocada no peito de Seu Verardi. O grupo havia planejado entrega do prêmio ainda nesta semana, em visita a residência do ex-dirigente. A ideia foi frustrada pelo falecimento, em decorrência de um câncer que já havia afastado o superintendente do dia a dia há semanas.

"A última vez que eu vi o Seu Verardi deve fazer um mês. Ele voltou do hospital e foi ao CT, me disse que estava preocupado com a chance de ser demitido por não aparecer no trabalho. Eu brinquei, disse a ele que nunca deixaria acontecer algo assim", relatou Duda Kroeff, vice de futebol e filho de Fernando Kroeff, presidente que contratou Verardi para trabalhar no Grêmio.

"A grandeza da história do Grêmio foi feita por grandes homens e ele, com certeza, era um deles", comentou Duda Kroeff. "Ele era corneteiro, o Renato sofreu muito com ele nos últimos anos. Seu Verardi queria escalar o time", acrescentou em tom descontraído. "Era um excelente contador de histórias, um homem que tocou o futebol do Grêmio em tempos diferentes".

Após a entrega da medalha, Renato Portaluppi puxou uma salva de palmas entre os presentes em homenagem ao dirigente. Emocionado, o atual treinador saiu sem se manifestar.

Natural de Passo Fundo, Antônio Carlos Verardi chegou ao Grêmio aos 31 anos, em 1965. Farmacêutico, ele era funcionário de uma empresa da família Kroeff e foi designado para atuar na comissão de obras e administração do estádio Olímpico, inaugurado em 1954. Em 1974, passou a responder pelo departamento de futebol gremista e permaneceu lá até 2019.

Esporte