Topo
Esporte

Inter fura bloqueio do Alianza, vence e assegura primeiro lugar no grupo

Rodrigo Moledo comemora gol do Internacional sobre o Alianza Lima - Ernesto Arias/EFE
Rodrigo Moledo comemora gol do Internacional sobre o Alianza Lima Imagem: Ernesto Arias/EFE
do UOL

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2019 23h22

O Internacional assegurou o primeiro lugar no grupo A da Libertadores. Na noite de hoje (24), no estádio Nacional do Peru, um jogo complicado foi resolvido na bola aérea, e Rodrigo Moledo, de cabeça, definiu placar de 1 a 0 sobre o Alianza Lima pela quinta rodada da chave.

A vitória era tudo que o Colorado precisava para confirmar o posto mais alto. Com 13 pontos, o time gaúcho não pode ser alcançado pelo River Plate, que venceu o Palestino e chegou a nove na tabela.

A rodada final da fase de grupos coloca o Inter contra o River Plate, na Argentina. O jogo está marcado para 7 de maio. O duelo entre Alianza Lima e Palestino, no mesmo dia, no Peru, vale vaga na Sul-Americana, mas os peruanos têm chances mínimas.

Gallese aparece com defesas difíceis e tenta até gol

O goleiro do Alianza Lima, Gallese, trabalhou em lance que poderia claramente acabar em gol do Inter sem ser expulso, mesmo tocando com o braço na bola fora da área. Ele ainda realizou ao menos três defesas complicadas. No fim do jogo, o goleiro foi para área duas vezes tentar a conclusão, sem sucesso.

Rodrigo Moledo resolve na bola aérea

O jogo estava complicado, e mesmo insistindo bastante o Inter não marcava. Depois de Patrick acertar a trave e Gallese evitar uma série de chances, Rodrigo Moledo, de cabeça, definiu o placar no segundo tempo e garantiu os três pontos.

Sarrafiore não brilha em oportunidade

Sarrafiore foi utilizado pela primeira vez na Libertadores, mas não encontrou seu espaço. Preso na marcação, o argentino começou pela direita, depois mudou de lado com Nico López e ainda assim esteve longe das zonas de ação do jogo. No segundo tempo, porém, teve uma boa conclusão em contra-ataque. Aos 16 minutos da etapa final, foi substituído por D'Alessandro.

Ídolo local, Guerrero é caçado em campo

Paolo Guerrero é um ídolo do Peru. Tanto que a chegada da delegação do Inter ao estádio Nacional foi dificultada pela multidão que cercou o ônibus apenas para ver o centroavante de 35 anos. No entanto, este apreço não se viu em campo. Fuentes, Rojas, Godoy e Guidiño não pouparam força nas disputas com o atacante adversário. Tanto que o jogador do Colorado acabou substituído no intervalo por ter torcido o tornozelo esquerdo em um lance com Fuentes.

Alianza pede pênalti, e Inter pede expulsão

Duas reclamações marcaram o jogo. Primeiro, o Alianza pediu pênalti em um lance de cruzamento com desvio de cabeça. A bola, antes de chegar ao gol ou ser defendida por Marcelo Lomba, bate no braço de Iago. O árbitro boliviano Raul Orosco nada marcou. Lomba defendeu e repôs rapidamente em jogo. O Inter montou um contra-ataque e tinha três jogadores contra apenas o goleiro Gallese. Paolo Guerrero foi driblar o adversário, que, fora da área, tentou cabecear a bola e a tocou com o braço. O juiz marcou falta, mas não expulsou o peruano, que recebeu amarelo para irritação do time brasileiro.

Inter cria pouco e acaba preso na marcação

O Internacional pouco criou no primeiro tempo. Preso na marcação, o Colorado viveu de lances esporádicos com Patrick e Guerrero. A alternativa de criação pelos lados deu ao time poucas opções ofensivas, e sobraram erros de passe. A participação dos jogadores de centro esteve longe do ideal, e o ataque acabou desabastecido. Com o Alianza tentando a vitória, o contra-ataque foi arma na etapa final, e Patrick acertou a trave.

Alianza Lima se defende melhor do que ataca

Se conseguiu conter bem as ações do Inter, o Alianza Lima foi pobre ofensivamente. Viveu de cruzamentos buscando o centroavante Affonso ou dribles laterais do habilidoso Quevedo. Com a bola nos pés, a equipe de Miguel Ángel Russo errou muitos lances técnicos e desperdiçou oportunidades de criação.

FICHA TÉCNICA
ALIANZA LIMA 0 X 1 INTERNACIONAL

Data: 24/04/2019 (quarta-feira)
Local: estádio Nacional, em Lima (Peru)
Árbitro: Raul Orosco
Auxiliares: Juan Pablo Montaño e Ariel Guizada
Cartões amarelos: Gallese, Cruzado (ALI);
Gol: Rodrigo Moledo, do Inter, aos 34 minutos do segundo tempo

ALIANZA LIMA
Gallese; Cuba, Gonzalo Godoy, Hansell Riojas e Guidiño; Fuentes (Tomás Costa), Ramírez (Cruzado), Quevedo e Arroé e Rodríguez (Adrianzen); Mauricio Affonso.
Técnico: Miguel Ángel Rosso

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Sarrafiore (D'Alessandro) e Nico López (Nonato); Paolo Guerrero (Rafael Sobis).
Técnico: Odair Hellmann

Esporte