Topo
Esporte

Benzema faz 3 e desequilibra em vitória do Real Madrid pelo Espanhol

21/04/2019 17h48

(Atualiza com o resultado de Betis e Valencia).

Madri, 21 abr (EFE).- O Real Madrid passou neste domingo pelo Athletic Bilbao por 3 a 0, em casa, graças a nova grande atuação do atacante francês Karim Benzema, que assumiu a vice-artilharia do Campeonato Espanhol após marcar três vezes, e se manteve invicto como mandante sob o comando do francês Zinedine Zidane.

Morno no primeiro tempo, o jogo esquentou logo aos 2 minutos da etapa complementar, quando o camisa 9 balançou a rede, o que repetiria aos 31 e já nos acréscimos, quando fechou o placar.

Contestado por torcedores e imprensa ao longo de parte da passagem pelo Real, iniciada em 2009, Benzema fez os últimos oito gols da equipe, o terceiro na vitória sobre o Huesca por 3 a 2, na derrota para o Valencia por 2 a 1, os dois no êxito sobre o Eibar por 2 a 1, além do solitário no empate com o Leganés em 1 a 1.

Além disso, o francês chegou a 21 na temporada, deixando para trás os uruguaios Cristhian Stuani, do Girona, que fez três a menos, e Luis Suárez, do Barcelona, que anotou 20. O artilheiro isolado do Espanhol é o argentino Lionel Messi, também dos 'Blaugranas', que balançou a rede 33 vezes.

No jogo de hoje, o Real Madrid contou com o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro entre os titulares. Ambos ficaram 90 minutos em campo. O meia-atacante Vinicius Júnior, por sua vez, ficou fora da relação, embora tenha voltado aos treinos, por precaução de Zidane.

O técnico, que voltou no dia 11 de março ao clube da capital espanhola, alcançou a quarta vitória, em quatro jogos disputados no estádio Santiago Bernabéu, todos pelo campeonato nacional. Fora de casa, a marca não é tão boa, com uma derrota e um empate.

Com o resutlado de hoje, os 'Merengues' chegaram aos 64 pontos e seguem na terceira posição. Nas últimas cinco rodadas, a equipe precisa de duas vitórias para se garantir matematicamente na próxima edição da Liga dos Campeões.

O Athletic Bilbao, por sua vez, está em sétimo, com 46 pontos. O time basco está a três pontos do Valencia, que, momentaneamente, fecha a zona de classificação para a Liga Europa.

Ainda neste domingo, o assumiu a quarta posição na tabela ao derrotar o Sevilla, em casa, por 3 a 0, com gols dos atacantes espanhóis Jaime Mata e Jorge Molina, que fez dois. Cada um, além disso, marcou uma vez em cobrança de pênalti.

Os visitantes, quando eram derrotados por um gol, no fim do primeiro tempo, ficaram com um homem a menos, devido a expulsão do lateral-esquerdo espanhol Sergio Escudero. Os anfitriões tiveram o zagueiro togolês Djené Dakonam expulso aos 29 da etapa final, quando o placar já era o do fim da partida.

Com o resultado, o Getafe chegou aos 54 pontos, assumiu a quarta colocação e entrou na zona de classificação para a Liga dos Campeões, competição que o time nunca disputou. O Sevilla aparece agora no sexto posto, com 52 pontos.

O Valencia foi mais um a ultrapassar o time da Andaluzia, ao derrotar o Betis por 2 a 1, fora de casa, e saltar para a quinta colocação. O resultado ainda manteve o time de Neto e Gabriel Paulista, que foram titulares hoje, vivos na briga para ir à 'Champions'.

O grande nome da partida disputada no estádio Benito Villamarín foi o atacante português Gonçalo Guedes, que marcou duas vezes. O meia argentino Giovani Lo Celso, de pênalti, descontou. Nos instantes finais, os visitantes ainda ficaram com um homem a menos, devido a expulsão do atacante Rodrigo Moreno.

O Villarreal deu grande passo para escapar da queda para a segunda divisão, ao vencer o Leganés por 2 a 1, em seus domínios. O atacante colombiano Carlos Bacca e o atacante camaronês Karl Toko Ekambi marcaram para o Submarino Amarelo. O meia marroquino Nabil El Zhar descontou.

Mais cedo, o ameaçado Levante arrancou empate com o Espanyol em 2 a 2, após estar perdendo duas vezes. O atacante Borja Iglesias e o meia Marc Roca marcaram para o time da Catalunha. O zagueiro português Rúben Vezo e o meia-atacante Rubén Rochina, que ainda foi expulso aos 29 do segundo tempo, dois minutos após balançar a rede, fizeram os gols da equipe de Valência. EFE

Esporte