Topo
Esporte

Juventus vence Fiorentina e conquista o título italiano pela 8ª vez seguida

20/04/2019 15h34

Roma, 20 abr (EFE).- A Juventus venceu neste sábado a Fiorentina por 2 a 1, em casa, e garantiu a conquista matemática do título do Campeonato Italiano, o oitavo consecutivo, o 35º na história do clube e o primeiro depois da chegada do atacante português Cristiano Ronaldo.

O badalado camisa 7 passou em branco no jogo, em que o time 'bianconero' precisava de um empate, mas, aos 7 do segundo tempo, cruzou bola para a área que o zagueiro argentino Germán Pezzella desviou para a própria rede, dando números finais ao duelo.

Antes disso, aos 6 da etapa inicial, o zagueiro sérvio Nikola Milenkovic abriu o placar para os visitantes. O gol de empate da Juve veio pouco depois, ainda antes do intervalo, aos 37, com o lateral-esquerdo Alex Sandro, que marcou pela primeira vez na temporada.

O outro brasileiro do elenco do time de Turim, o meia-atacante Douglas Costa, não foi relacionado mais uma vez para a partida. Na Fiorentina, o meia Gerson entrou em campo no decorrer da etapa complementar, enquanto o zagueiro Vitor Hugo não saiu do banco de reservas.

Com a vitória, a Juventus, que vinha de derrota para o Ajax, que decretou a queda nas quartas de final da Liga dos Campeões, chegou aos 87 pontos, contra 67 do Napoli, que receberá na segunda-feira a Atalanta. A equipe do sul da Itália, tem mais seis jogos restantes e não poderá mais alcançar o concorrente.

A série 'bianconera' de títulos, iniciada na temporada 2011-2012 supera assim a estabelecida pelo Lyon, entre 2001-2002 e 2007-2008 e se torna de maneira isolada a maior nas primeiras divisões de Itália, França, Alemanha, Espanha e Inglaterra.

Nem mesmo em Holanda e Portugal, duas ligas importantes do Velho Continente, houve time oito vezes campeão em seguida. O recorde mundial, atualmente, é dividido entre o Skonto Riga, que ganhou o Campeonato Letão 14 vezes, entre 1991 e 2004, e o Lincoln, que dominou o Campeonato Gibraltariano entre 2003 e 2016.

Derrotada, a Fiorentina segue com 40 pontos, ocupando agora a 11ª posição. Com o revés, os 'Violas' ficam, praticamente, sem chances de alcançar vaga continental na próxima temporada atavés do Italiano.

A equipe, que está nas semifinais da Copa da Itália, encarando a Atalanta - no primeiro jogo, empataram em 3 a 3, em Florença, está 13 pontos distante, justamente, do time de Bérgamo, que é o sexto colocado do campeonato. EFE

Esporte