Topo
Esporte

Brasil foi país com mais atletas em campo nas quartas da Liga dos Campeões

Lucas Moura protege a bola na partida Tottenham x Manchester City pela Liga dos Campeões da Europa - Paul Childs/Reuters
Lucas Moura protege a bola na partida Tottenham x Manchester City pela Liga dos Campeões da Europa Imagem: Paul Childs/Reuters
do UOL

Do UOL, em Sâo Paulo

20/04/2019 14h57

Eram quatro clubes ingleses, um espanhol, um italiano, um holandês e um português nas quartas de final da Liga dos Campeões, disputadas neste meio de semana. Mas em campo nenhuma nacionalidade foi mais representado que o Brasil.

Ao todo, 111 jogadores nascidos em 30 países entraram em ação nos jogos de volta entre Liverpool x Porto, Tottenham x Manchester City, Manchester United x Barcelona e Ajax x Juventus. Destes,18 eram brasileiros, quatro a mais que o total de ingleses, o europeu com mais representantes. Isso sem contar Gabriel Jesus, Malcom e Vaná Alves, que estiveram no banco de reservas de City, Barça e Porto, respectivamente.

Um número importante para refutar a teoria de que o país já não revela jogadores como antigamente. Os oito clubes contavam com ao menos um brasileiro em sua equipe. Éder Militão, Roberto Firmino e Philippe Coutinho ainda contribuíram com um gol cada.

Com o Tottenham de Lucas Moura, o Ajax de David Neres, o Barcelona de Coutinho, Malcom e Arthur e o Liverpool de Fabinho e Firmino classificados para as semifinais, ao menos um brasileiro terminará a temporada acrescentando ao seu currículo o título de campeão europeu, algo que já ocorre há 13 anos consecutivos.

A última vez que um time conquistou a Liga dos Campeões um jogador nascido no Brasil foi na temporada 2004/2005, com o Liverpool. Os ingleses venceram nos pênaltis o Milan de Dida, Cafú, Serginho e Kaká, que chegou a abrir 3 a 0 no placar e permitiu o empate.

Entre o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Deco, Edmílson, Sylvinho, Thiago Motta e Belletti, campeão em 2005/2006, e o Real Madrid 2017/2018, vencedor com Marcelo e Casemiro, 25 brasileiros participaram da conquista da Liga por Barça, Milan, Manchester United, Inter de Milão, Chelsea e Bayern de Munique. Uma média de quase dois atletas nascidos no país por ano.

Jogadores nas quartas por país


1º - Brasil - 18

2º - Inglaterra - 14

3º - França - 9

Holanda - 9

5º - Espanha - 8

6º - Portugal - 7

7º - Bélgica - 6

8º - Itália - 5

9º - Alemanha - 4

Argentina - 4

11º - México - 2

Camarões - 2

Escócia - 2

Dinamarca - 2

Uruguai - 2

Chile - 2

Marrocos - 2

18º - Mali - 1

Argélia - 1

Egito - 1

Senegal - 1

Quênia - 1

Coréia do Sul - 1

Colômbia - 1

País de Gales - 1

Croácia - 1

Suécia - 1

Polônia - 1

Bósnia - 1

Sérvia - 1

Esporte