Topo
Esporte

Juventus tem terceira chance de conquistar o título italiano por antecipação

19/04/2019 15h01

Roma, 19 abr (EFE).- A Juventus terá neste fim de semana a terceira oportunidade de conquistar o título do Campeonato Italiano da temporada 2018-2019, ao receber a Fiorentina pela 33ª rodada e tentar superar a ressaca da eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões com derrota para o Ajax em pleno Allianz Stadium.

O time 'bianconero' lidera a competição doméstica com 84 pontos, 17 a mais que o Napoli. Com isso, basta um empate no sábado para ficar pela oitava vez consecutiva com a taça. Caso perca em Turim, poderá ser campeão se o segundo colocado na tabela não vencer a Atalanta dois dias depois, no estádio San Paolo.

Há duas rodadas, a Juve teve a primeira chance de arrebatar o título, quando venceu o Milan, mas viu o Napoli empatar com o Genoa quando não podia pontuar. Uma semana depois, com muitos reservas, veio a derrota para a Spal, além de uma vitória do concorrente sobre o Chievo, o que adiou o desfecho do Italiano.

A comemoração seria uma forma de esquecer a queda na 'Champions', após derrota para o Ajax por 2 a 1. O revés foi duro também para o atacante português Cristiano Ronaldo, que desde 2010 não era eliminado nas quartas do torneio. Desde então, em oito participações, foram quatro títulos e quatro quedas nas semis, todas com o Real Madrid.

O camisa 7 mais badalado da atualidade terá a oportunidade de ser campeão nacional pela sexta vez na carreira - e pelo terceiro time diferente. O craque venceu o Campeonato Inglês com o Manchester United em 2006-2007, 2007-2008 e 2008-2009 e o Campeonato Espanhol, com o Real Madrid, em 2011-2012 e 2016-2017.

Para o jogo, Cristiano Ronaldo está confirmado como titular, enquanto o setor ofensivo segue desfalcado do croata Mario Mandzukic e não terá o argentino Paulo Dybala. O meia-atacante Douglas Costa é dúvida, depois de sequer ter sido relacionado para a partida com o Ajax.

A Fiorentina, do zagueiro Vítor Hugo, ex-Palmeiras, e do meia Gérson, ex-Fluminense, ocupa a décima colocação do Italiano, com 40 pontos. A equipe tem remotas chances de obter vaga em competição continental e também já está, praticamente, livre da ameaça de rebaixamento.

Na segunda-feira, o Napoli fará o único jogo do dia, já que o domingo da Páscoa é sem futebol na Itália. Os comandados por Carlo Ancelotti jogaram na quinta-feira pela Liga Europa e foram derrotados pelo Arsenal por 1 a 0, o que resultou em eliminação nas quartas de final da Liga Europa.

O time do sul do país receberá a Atalanta com os mesmos jogadores disponíveis da última partida, com exceção do meia argelino Adam Ounas, que foi vetado do encontro com os 'Gunners' por problemas musculares e poderá estar disponível na partida no San Paolo.

Adversário do Napoli neste fim de semana, a equipe de Bérgamo está na sexta colocação, fechando a zona de classificação para a Liga Europa. A distância para o Milan, quarto na tabela e último que se garantiria na Liga dos Campeões, é de apenas dois pontos.

A Inter de Milão, que ocupa o terceiro posto do Italiano, com 60 pontos, terá pela frente a Roma, que está dois lugares abaixo e seis pontos atrás. A confronto pode abrir de vez a briga pelas duas últimas vagas na 'Champions', já que a Juve está assegurada e o Napoli quase garantido matematicamente.

O Milan, por sua vez, visitará neste sábado o Parma, na abertura da rodada, com o meia Lucas Paquetá entre os relacionados para a partida, após se recuperar de lesão no tornozelo direito. Os adversários dos 'Rossoneri' estão no 14º posto, com 35 pontos, seis acima da zona de rebaixamento.

O fim de semana ainda terá a Lazio, sétima na tabela, com 52 pontos, recebendo o Chievo, lanterna e já rebaixado. O Torino, que está em oitavo, com 50 pontos, encará o Genoa, 15º, fora de seus domínios. A Sampdoria, nona, com 48, duelará como o Bologna, 17º, na casa do adversário.

Programação da 33ª rodada do Campeonato Italiano:.

Sábado.

Parma - Milan.

Bologna - Sampdoria.

Cagliari - Frosinone.

Empoli - Spal.

Genoa - Torino.

Lazio - Chievo.

Udinese - Sassuolo.

Juventus - Fiorentina.

Inter de Milão - Roma.

Segunda-feira.

Napoli - Atalanta. EFE

Esporte