Topo
Esporte

Luiz Dórea narra rotina de treinos de Anderson Silva aos 44 anos: "Focamos em qualidade"

Fábio Oberlaender, do Rio de Janeiro

Ag. Fight

18/04/2019 09h00

Anderson Silva é um dos poucos atletas de MMA a chegar aos 44 anos de idade ainda em atividade. E é exatamente por isso que o brasileiro, lutador mais velho do plantel do UFC, tem que, mais do ninguém, se precaver de lesões que a essa altura poderiam significar o fim de sua carreira. Mas 'Spider' está em boas mãos. Luiz Dórea, responsável por afiar o boxe do ex-campeão do Ultimate, revelou a estratégia adotada atualmente durante o camp do peso-médio (84 kg).

Em entrevista exclusiva à Ag Fight, o treinador admitiu que é comum entre lutadores uma queda de rendimento com o decorrer dos anos. Por sua vez, afirmou que o tempo também foi generoso com Silva ao lhe conceder, acima de tudo, experiência para tomar melhores decisões dentro e fora dos octógonos.

"É normal (dificuldade em se recuperar), por isso a gente busca qualidade nos treinos. Hoje não focamos em quantidade e sim em qualidade, treinar algo específico que ele usa na luta, com algumas precauções e buscando sempre aplicar muita técnica nos exercícios. Ele se alimenta muito bem. O treino em si não é só na academia, também vem da sua alimentação, do seu repouso, da qualidade de treino na academia. Então hoje ele se recupera - claro que quando mais jovem se recuperava muito mais rápido. Mas o Anderson é acima do normal, para a idade que ele tem, 44 anos, ele está com condição melhor que muito garoto por aí", garantiu Dórea, antes de assegurar que os treinos permanecem basicamente os mesmos apesar da idade.

"Não (muda o método), porque o Anderson tem um lastro muito grande, né? Já tem uma história boa nas artes marciais. Hoje a gente preza muito pela qualidade no treino, é uma equipe que o acompanha há muitos anos. Ele tem uma habilidade acima do normal, se cuida também fora do octógono, com alimentação, repouso. Então acredito que ele vá permanecer mais tempo ainda dando alegrias para a gente dentro do octógono. A gente mantém o mesmo treino dele, com algumas precauções, claro. Mas permanece - Anderson é um atleta de alto rendimento ainda, que consegue cumprir todos os fundamentos, etapas de treino, como está sendo agora. Graças a Deus sem lesão, então estamos bem tranquilos e confiantes", completou o treinador de boxe do brasileiro.

Aos 44 anos, Anderson retorna ao octógono mais famoso do mundo no próximo dia 11 de maio, quando mede forças com Jared Cannonier no UFC Rio. Com a derrota sofrida para Israel Adesanya em seu último compromisso, as chances do veterano ainda disputar o cinturão antes de se aposentar são baixas, mas para Luiz Dórea isso pouco importa.

"Eu acho que o Anderson hoje é um supercampeão. O Anderson Silva está acima do cinturão. Claro que ele quer - pensando em se aposentar -, voltar a ser campeão do mundo, se aposentar como campeão, porque ele é merecedor disso. Ele já faz parte da história do MMA mundial. Na minha opinião é o melhor atleta da categoria, um dos melhores do mundo de todos os tempos. Dificilmente alguém vai fazer o que Anderson fez e o que o Anderson (ainda) faz", opinou Luiz em conversa com a Ag Fight.

Apontado por muitos como o maior lutador de todos os tempos, Anderson se encaminha para o final de sua vitoriosa carreira no MMA. Ao longo de sua trajetória como profissional, Spider somou 34 triunfos, nove derrotas e um 'no contest' (luta sem resultado).

Esporte