Topo
Esporte

Piqué repreende torcedores catalães por insultarem Espanha e pede respeito

26/03/2019 11h59

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - O zagueiro do Barcelona Gerard Piqué repreendeu torcedores da seleção regional da Catalunha por cantos insultantes anti-Espanha durante um amistoso contra a Venezuela na segunda-feira, e depois estimulou os cidadãos da região a "ensinar pelo exemplo".

Piqué, que se aposentou da seleção da Espanha após a Copa do Mundo do ano passado, foi o jogador de mais destaque da vitória catalã de 2 x 1, depois que vários clubes do Campeonato Espanhol impediram que seus jogadores representassem o time, que não é reconhecido pela Fifa ou pela Uefa.

Ele foi recebido com grande entusiasmo pelos torcedores, mas reagiu com firmeza ao ouvir os cantos anti-Espanha, balançando o dedo para os torcedores e pedindo que parassem.

"Pedi por respeito acima de tudo, temos todos que ensinar pelo exemplo, tudo que seja falta de respeito não deve ser tolerado", disse Piqué aos repórteres.

"É ótimo que as pessoas venham apoiar o time, mas não há necessidade de mostrar falta de respeito".

Piqué tinha uma relação tensa com os torcedores da Espanha por criticar a resposta do governo espanhol ao conflito político com a Catalunha, o que o tornou alvo de vaias em muitos jogos.

Ele também não conteve as lágrimas no dia do referendo ilegal da Catalunha, 1º de outubro de 2017, condenando a violência policial contra pessoas que tentavam votar.

As tensões entre a região e o governo central ressurgiram recentemente devido ao julgamento de líderes separatistas catalães em andamento.

Esporte