Topo
Esporte

Mbappé-Griezmann, o entrosamento que faz a França golear

26/03/2019 17h39

Paris, 26 Mar 2019 (AFP) - A disputa pela última Bola de Ouro poderia ter deixado feridas abertas mas Kylian Mbappé e Antoine Griezmann tiveram "a inteligência" de virar a página: os dois astros da seleção campeã do mundo se buscam, se entendem e brilham lado a lado com os Bleus.

A dupla ofensiva da moda brilhou no festival de gols da França contra a Islândia na segunda-feira (4-0), com cada um deles dando um passe de gol ao outro: primeiro Griezmann a Mbappé, e depois o contrário com um belo passe de calcanhar do craque do Paris Saint-Germain.

O entrosamento entre os dois foi amplamente comentado pelos jornalistas antes que o próprio atacante do Atlético de Madrid falasse dessa cumplicidade na zona mista.

"Eu falei desde o início quando vocês (a mídia) disseram que nós não procurávamos muito um ao outro: é porque não tínhamos jogado muitas partidas juntos. Quanto mais jogos disputarmos, mais vamos nos achar em campo e melhor vamos nos entender. Com o tempo vai melhorar", afirmou Griezmann.

Sem citá-los, o técnico Didier Deschamps comemorou a boa relação mostrada por seus dois atacantes.

Contra a Islândia, "houve fluidez, coerência, afinidades técnicas", apontou o treinador, embora tenha reconhecido que "nem sempre foi o caso" no passado.

- Foto simbólica -Não há muito segredo na opinião de Deschamps. "O fato de haja mais jogos faz com que ele se entendam cada vez melhor". A cumplicidade surge com o tempo, "por isso também escolhi colocar a mesma equipe. Eles se conhecem, há automatismos".

O técnico francês se destaca por sua diplomacia e é o primeiro a tentar apagar os incêndios que teriam surgido por uma suposta rivalidade entre os dois atacantes, os dois campeões do mundo que concorreram pela Bola de Ouro de 2018.

A polêmica ocorreu depois da entrevista de Mbappé em meados de julho à France Football, na qual o jogador do PSG se esqueceu de citar Griezmann em sua lista de favoritos. "Eu colocaria com certeza Cristiano Ronaldo. Também estariam Modric, Varane, que ganhou tudo, e Neymar (...) Acho que eu também me incluiria".

Insistentemente perguntado sobre isso, Deschamps sempre tentou desviar uma pergunta que, em sua opinião, era uma preocupação só dos jornalistas.

Sobre se temia uma espécie de rivalidade entre os dois em busca de futuras Bolas de Ouro, o técnico garantiu que "eles não viveram isso assim", em entrevista à AFP na semana passada.

Em sua opinião, "os dois são inteligentes o suficiente" para colocar de lado seus egos na seleção. "Hoje não há um lado insano ou de rivalidade, nem fora e muito menos dentro do campo", insistiu.

Mas Deschamps apoia suas palavras com gestos, e na última foto oficial dos Bleus para os jogos de março, se posicionou com Griezmann a sua esquerda e Mbappé a sua direita. Para que não haja ciúmes.

jta/adc/pgr/iga/mcd/aam

Esporte