Topo
Esporte

Clubes europeus preparam Champions de 2024 e rejeitam novo Mundial da Fifa

26/03/2019 15h20

Amsterdã, 26 mar (EFE).- A Associação Europeia de Clubes (ECA) definiu em assembleia realizada em Amsterdã, nesta segunda e terça-feira, as bases para debater o formato de competições da Uefa, entre elas a Liga dos Campeões, para o período a partir de 2024, e reiterou a rejeição ao Campeonato Mundial proposto pela Fifa.

"Iniciamos o processo para desenvolver uma visão para o futuro das competições de clubes da Uefa depois de 2024", disse o italiano Andrea Agnelli, presidente da ECA, em entrevista coletiva concedida após o encontro, que teve a participação de 232 clubes do Velho Continente.

"Este é o começo de uma viagem que verá um maior e profundo compromisso com todas as partes interessadas, antes de chegar a qualquer decisão formal", completou o diretor-geral da Juventus, que não deu mais detalhes sobre a ideia de como será organizada a Liga dos Campeões dentro de cinco anos.

Agnelli limitou-se a dizer que a prioridade é manter uma competição que permita uma participação aberta para todos e garanta um crescimento saudável dos clubes na disputa e do futebol europeu como um todo.

Dessa forma, o italiano desmentiu uma informação publicada pelo "Wall Street Journal", segundo o qual a Uefa e a ECA vinham planejando a realização de jogos da Champions aos fins de semana, deslocando as partidas de competições nacionais para o meio de semana.

O dirigente garantiu que na reunião realizada há uma semana entre integrantes da Uefa e da ECA as palavras "fim de semana" não foram utilizadas e declarou desconhecer a origem dessa especulação.

Sobre o Mundial de Clubes, que, de acordo com projeto da Fifa, será realizado de quatro em quatro anos, a partir de 2021, a associação foi taxativa quanto à recusa.

"Fomos muito claros com a Fifa. Todos concordamos que o Mundial, como foi planejado, não é satisfatório", frisou.

"São os clubes, e não a Fifa, que fazem os investimentos a longo prazo. Queremos mais detalhes antes de nos comprometermos com o projeto. Eles propõem uma competição que poderia fazer sentido em escala global, mas como é apresentado até agora não está nada claro", acrescentou.

Recentemente, alguns clubes europeus se posicionaram a favor do Mundial, entre eles o Bayern de Munique, campeão em 2013.

"É legítimo que alguns clubes tenham posições individuais, mas neste momento a Associação Europeia de Clubes rejeita esse Mundial", reiterou Agnelli.

Na reunião, a ECA definiu ainda a defesa da criação de uma terceira competição interclubes na Europa, já aprovada pela Uefa para o período de 2021 a 2024, que se juntará à Liga dos Campeões e à Liga Europa.

"Queremos nos assegurar de que mais equipes tenham a possibilidade de participar do sistema europeu e permitir-lhes crescer dentro desse sistema. Com uma terceira competição, clubes mais modestos poderão alimentar o sonho de participar de uma competição europeia", concluem. EFE

Esporte