Topo
Esporte

Santos mostra poder de decisão e volta ao topo da "montanha-russa" de 2019

do UOL

Do UOL, em São Paulo

24/03/2019 04h00

O Santos conseguiu se recuperar de duas derrotas seguidas na temporada em grande estilo. O time do técnico Jorge Sampaoli derrotou ontem o Red Bull por 2 a 0, no Pacaembu, e abriu vantagem nas quartas de final do Campeonato Paulista.

O triunfo diante da sensação do Estadual e dono da melhor campanha na primeira fase se tornou mais um capítulo da montanha-russa que o Santos protagoniza na temporada 2019. O resultado obtido diante dos seus torcedores aconteceu três dias depois de a equipe perder por 4 a 0 para o Botafogo, em Ribeirão Preto - na rodada anterior, o Novorizontino bateu os santistas por 1 a 0 em pleno Pacaembu.

Após o Santos largar na frente na busca por uma vaga na semifinal do Paulista, Sampaoli deu ênfase à estratégia da equipe diante do Red Bull, que somou 27 pontos nas 12 rodadas da primeira fase e estava invicto havia dez jogos.

"O plano de jogo era focar em fazer um jogo com extrema pressão. Assim como o Santos, o Red Bull é uma equipe que gosta de jogar com bola. Fizemos um jogo pensando nisso, com lances verticais, buscando os laterais para ter profundidade", disse Sampaoli.

Viver de altos e baixos não é exatamente uma novidade em 2019. Nas primeiras semanas do ano, o time emendou quatro vitórias seguidas no Paulista, mas acabou goleado pelo Ituano por 5 a 1 fora de casa. Depois de se recuperar e fazer até 7 a 1 no Altos, do Piauí, na Copa do Brasil, os santistas foram eliminados pelo River Plate, do Uruguai, na estreia da Copa Sul-Americana.

A recuperação imediata depois de duas derrotas foi motivo de elogio de Sampaoli. "A equipe jogou bem, se entregou como sempre. O time continua em grande forma. O grupo não se afeta com algumas circunstâncias que acontecem", completou o treinador.

Com o triunfo por 2 a 0 na partida de ida das quartas de final, o Santos pode até perder por um gol de diferença que garante vaga nas semifinais do Estadual. O jogo será disputado na próxima terça-feira (26), às 20h (de Brasília), no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Esporte