Topo
Esporte

Artilheiro superou resistência de ex-diretor para brilhar pelo Atlético-MG

Alerrandro comemora gol do Atlético-MG sobre Tupynambás - Bruno Cantini/Atlético-MG
Alerrandro comemora gol do Atlético-MG sobre Tupynambás Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG
do UOL

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/03/2019 04h00

Alerrandro é, hoje, o jovem mais badalado do elenco do Atlético-MG. Mas nem sempre foi assim na vida do atacante que ostenta a artilharia do Campeonato Mineiro com oito gols. Há menos de um ano, quando renovou com o clube, teria escutado do ex-diretor de futebol Alexandre Gallo que era o pior dentre as atletas promovidos da base ao profissional. Após a publicação desta reportagem, Gallo procurou o UOL Esporte e negou que tenha dito isso ao jovem.

O centroavante de 19 anos prorrogou o seu contrato em 2 de abril do ano passado. À época, no entanto, não era tratado como o talentoso jogador que mostrou ser durante a atual edição do Estadual.

Alexandre Gallo, então diretor de futebol do Atlético, nem sequer queria conversar com o agente do Alerrandro, Renato Moura, sobre a sua renovação. Em uma das conversas, chegou a dizer ao próprio atleta que ele estava abaixo dos demais colegas que subiram das divisões de base para o time principal. Na ocasião, além dele, haviam subido o lateral esquerdo Hulk e os meias Marquinhos, Neto e Bruninho. Nenhum deles ainda se firmou entre os profissionais.

Mesmo preterido pelo ex-dirigente, teve o contrato renovado pelo presidente Sérgio Sette Câmara até dezembro de 2021 e com uma multa rescisória de quase 20 milhões de euros (R$ 87,6 milhões na cotação atual). Mas isso não significou chances entre os profissionais.

A resistência de Alexandre Gallo, atrelada ao comportamento extracampo inadequado - o atleta se atrasou em uma reapresentação do elenco -, fez com que Alerrandro perdesse espaço com Thiago Larghi, antecessor de Levir Culpi, e voltasse às categorias inferiores. Ele, inclusive, jogou a Copa São Paulo no início deste ano.

A necessidade de contar com um atacante para a reserva de Ricardo Oliveira o levou novamente ao time principal. E, desta vez, Alerrandro não decepcionou. O jogador já soma oito gols em nove partidas no ano, com média de uma bola na rede a cada 75,3 minutos em campo.

Em alta, Alerrandro já recebeu até sondagens de clubes do exterior, conforme revelado pelo diretor de futebol Marques:

"Já tivemos algumas sondagens pelo Alerrandro. Em determinado momento, ele trouxe alguma desconfiança para o torcedor. Mas sempre confiamos no seu potencial. A gente tem que ter muito cuidado para tratar os garotos. É a paciência que peço ao torcedor atleticano. Trabalhamos muito com confiança, e o Alerrandro conseguiu dar a volta por cima", disse à Rádio 98fm.

Esporte