Topo
Esporte

Basicamente eu morri, diz jamaicano recuperado de parada cardíaca em prova

Kemoy Campbell teve parada cardíaca durante disputa dos Millrose Games, em Nova York - Kirby Lee/USA TODAY Sports
Kemoy Campbell teve parada cardíaca durante disputa dos Millrose Games, em Nova York Imagem: Kirby Lee/USA TODAY Sports
do UOL

Do UOL, em São Paulo

21/03/2019 13h06

O jamaicano Kemoy Campbell teve uma parada cardíaca durante a disputa dos Millrose Games, competição indoor de atletismo disputada em Nova York, no dia 9 de fevereiro. A informação foi divulgada pelo próprio Campbell, em declarações publicadas hoje pelo site da rede de TV britânica BBC.

O atleta participava da prova dos 3000 m quando passou mal e caiu na pista. Imediatamente, ele foi atendido pelos médicos no local.

"Não tenho qualquer lembrança disso", afirmou à BBC. "Os médicos disseram que meu coração parou e que eu basicamente morri. Foi um momento assustador para mim", completou.

Segundo ele, os médicos ainda não diagnosticaram o motivo do problema cardíaco. Campbell passou 17 dias hospitalizado, recebendo um desfibrilador interno (ICD). O atleta ainda recebeu doações para ajudar a pagar as despesas médicas, já que não tinha seguro - a Reebok, sua patrocinadora, arcou com US$ 50 mil (mais de R$ 190 mil).

"Quando eu acordei, era segunda-feira (11 de fevereiro) e eu estava no hospital. Eu não sabia onde eu estava e como eu havia chegado lá. Foi assustador saber que eu perdi quase dois dias e não sabia o que havia acontecido", declarou o jamaicano, que não sabe como será seu futuro no esporte.

"Em minha cabeça, eu deveria estar de volta na pista. Os médicos dizem que eu preciso de um tempo, passar por uns testes, então talvez eu possa aos poucos retomar. Se não for possível, será o fim de minha carreira", reconheceu.

Esporte