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Rosenberg se desculpa por comparar mulher com HIV com naming rights travado

Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, e Bruno Sousa, representante da Orthopride - Divulgação/Corinthians
Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, e Bruno Sousa, representante da Orthopride Imagem: Divulgação/Corinthians
do UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/02/2019 15h51

O diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, pediu desculpas em nota oficial após fazer uma analogia citando uma mulher com teste de HIV positivo para explicar um dos motivos que faz o clube paulista não vender os naming rights da Arena. 

Rosenberg, que está pressionado por conselheiros no clube paulista, admitiu o erro ao fazer a "comparação infeliz".

 "Errei, foi uma comparação infeliz, anacrônica e que não condiz com a minha prática à frente do clube sempre incentivando mais e mais a presença e participação feminina no futebol. Lamento profundamente por aqueles que de maneira direta ou indireta foram atingidos pela repercussão de uma analogia infeliz, feita durante um programa ao vivo de maneira espontânea e impensada. Sinto muito!", diz Rosenberg.

O caso ocorreu ontem em entrevista para a ESPN Brasil. "O apelo da marca Corinthians é tão grande que temos quatro grandes grupos muito interessados em vir. É mais ou menos... Eles se sentem na situação de estar vendo a esposa perfeita, com dotes culinários, formada com MBA no exterior, uma mãe de filhos maravilhosos, mas parece que tem um teste de Aids positivo. Como é que eu encaixo a camisinha é o grande desafio", disse.

Vale lembrar que, na verdade, o teste identifica a presença do vírus HIV no corpo, e não da doença que pode desenvolver no futuro, a Aids.

A frase teve repercussão na internet, com críticas de torcedores no Twitter pela comparação. Ainda ontem, em contato com o UOL Esporte, Rosenberg tentou explicar o sentido da analogia.

"O sentido é que você tem uma marca de grande reverberação (o Corinthians), só o que as empresas veem (no cenário do futebol brasileiro e sul-americano) deixam elas assustadas. O evento que aconteceu no Rio (confusão antes de Vasco x Fluminense), a final da última Libertadores, essa notificação da Conmebol (sobre atraso nas inscrições), esse ambiente de imprevisibilidade torna mais difícil fazer uma empresa investir por 20 anos", disse.

Hoje, o Blog do Perrone revelou que a frase polêmica só fez aumentar a insatisfação dos conselheiros que pedem a sua cabeça no Corinthians.

Rosenberg faz longa explanação sobre naming rights

Antes, na entrevista à "ESPN Brasil", Rosemberg fez uma longa explanação sobre o que em sua opinião trava um acordo, mesmo depois de cinco anos da inauguração do estádio. Além deste ambiente citado, ele citou a recessão econômica e perda de influência de TV aberta. 

"Naming rights é muito importante e estava no planejamento da Arena desde o começo. Nos 11 anos do financiamento, era sabido que usaríamos para pagar a arena(...).  Nós sabíamos que a renda seria usada para pagar isso. O ganho estava no naming rights. Pagar para colocar na arena, associar à nossa marca, seria o ganho".

"Infelizmente o Brasil entrou na recessão logo em seguida. Mas não é só a recessão. Vocês estão sentindo. A TV aberta agora não é o que era. Está minguando e estão mais para a internet. Você precisa concentrar o foco. A ESPN está blindada porque é nicho. Agora uma TV aberta tem novela, o Jornal Nacional, está sofrendo muito. Não é o mesmo atrativo do que era 20 anos atrás. Mas existe", disse.

"É um contrato de 20 anos. Você pega o naming rights e uma decisão muito complicada para o empresário. Custa 30, 40 milhões. Mas quando estamos falando de faturamento de 15 bilhões, não é nada. O que pega é poder se envolver (em um ambiente desfavorável). Veja o evento como o domingo passado no Rio. O departamento de marketing (de um clube) de São Paulo pode até vir e dizer 'Hahaha, o circo está pegando fogo'. Não. Atinge o Corinthians também, é reputação mundial. A sensação de zorra complica a minha vida. Tudo isso é um complicador", completou.

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