Topo
Esporte

Por público, França transforma duelo de sabres de luz em esporte oficial

Secretário-geral da Federação Francesa de Esgrima diz que jovens "só se exercitam com seus dedos" - Académie de Sabre Laser
Secretário-geral da Federação Francesa de Esgrima diz que jovens 'só se exercitam com seus dedos' Imagem: Académie de Sabre Laser
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/02/2019 20h00

A Federação Francesa de Esgrima (FFE) realizou um sonho de fãs da saga Guerra nas Estrelas e transformou a luta de sabres de luz em esporte oficial de competição. Assim, na França, a luta com os emblemáticos apetrechos dos filmes de George Lucas tem caráter oficial, assim como os duelos com espadas, floretes e sabres.

Na vida real, os sabres são compostos de policarbonato e lâmpadas de LED. De acordo com a agência de notícias Associated Press, os modelos mais requintados são equipados com um chip que permite a reprodução de sons típicos das armas dos filmes.

A iniciativa da FFE é uma tentativa de atrair o público jovem ao esporte. "Com os jovens de hoje, trata-se de uma questão real de saúde pública. Eles não praticam esportes e só se exercitam com seus dedos", disse Serge Aubailly, secretário-geral da entidade, à agência, em referência às práticas de jogos em vídeo-games e celulares.

"Tem se tornado mais difícil (convencê-los a) praticar um esporte que não tem ligação com o sofá e com os dedões. É por isso que estamos tentando criar vínculos entre nossa disciplina e as tecnologias modernas; desta forma, praticar um esporte torna-se natural", completou.

Os clubes da modalidade ao redor da França têm recebido equipamentos para a prática. Os duelos acontecem dentro de um círculo marcado no chão. Toques na cabeça e no corpo valem cinco pontos cada, enquanto toques em braços e pernas valem três pontos e toques na mão valem um ponto. Cada combate dura até três minutos, mas esgrimistas que somarem 15 pontos antes disso encerram a disputa.

Para Serge Aubailly, os filmes da saga Guerra nas Estrelas têm o mesmo potencial de atrair o público à esgrima que Zorro ou Os Três Mosqueteiros tiveram antes. "Filmes de capa e espada sempre tiveram um grande impacto em nossa federação", diz. "Os filmes de sabre de luz têm o mesmo impacto. Os jovens querem experimentar."

Esporte