Topo
Esporte

Indonésia anuncia intenção de sediar os Jogos Olímpicos de 2032

19/02/2019 10h56

Jacarta, 19 fev (EFE).- A Indonésia anunciou nesta terça-feira a intenção formal de sediar os Jogos Olímpicos de 2032, edição que pode ter a concorrência de Índia, da cidade australiana de Brisbane e de uma candidatura conjunta de Coreia do Sul e Coreia do Norte.

O embaixador indonésio na Suíça, Muliaman D. Hadad, entregou uma carta assinada pelo presidente da Indonésia, Joko Widodo, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, na cidade de Lausanne, informou o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia.

"O COI reconheceu a capacidade da Indonésia durante os Jogos Asiáticos e Paralímpicos Asiáticos em 2018. Acreditamos que são bons alicerces", disse Muliaman segundo um comunicado do ministério.

O embaixador afirmou que o megaevento será uma boa oportunidade para conhecer a Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, com mais de 260 milhões de habitantes, e membro do G-20.

Joko Widodo anunciou a intenção do país asiático após a realização dos Jogos Asiáticos em Jacarta e Palembang, onde participaram 12 mil atletas.

O anfitrião dos Jogos Olímpicos em 2032 será definido em 2025. As edições de 2020, 2024 e 2028 já foram concedidas a Tóquio, Paris e Los Angeles, respectivamente.

O Comitê Olímpico e de Esportes Sul-Coreano (KSOC) designou em novembro do ano passado Seul como a cidade que será incluída na candidatura conjunta com a Coreia do Norte para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

A cidade australiana de Brisbane, a região alemã da Renânia do Norte-Vestfália e o Comitê Olímpico da Índia também já expressaram interesse em receber os Jogos. EFE

Esporte