Topo
Esporte

Corinthians apresenta campanha de sua religião, o 'Corinthianismo'

do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/02/2019 22h42

O Corinthians apresentou hoje imagens da campanha Corinthianismo, referente à "religião" de seu torcedor.

No vídeo da ação, o clube relembra importantes revezes históricos, como o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2007, a eliminação diante do Tolima (COL) na pré-Libertadores de 2011 e os 23 anos sem títulos entre 1954 e 1977. Ao fim, lembra as reconstruções do clube.

A ação ainda coloca imagens de Sócrates, ídolo do clube entre 1978 e 1984, dando uma declaração alusiva à torcida.

"O Corinthians é muito mais que um clube de futebol. O Corinthians é uma religião", diz. "É uma grande nação, mas muito mais que isso. O Corinthians é uma voz. O Corinthians é uma força, é uma forma de expressão que a sua população tem."

O "Corinthianismo" terá santinhos de jogadores e ídolos do clube e será uma espécie de marca do clube. A iniciativa foi aprovada após o time de Parque São Jorge consultar algumas igrejas para saber se ofenderia algum grupo religioso, recebendo sinal verde das orientações consultadas.

Em entrevista para o 'Bem, Amigos!", do SporTV, nesta noite, Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, disse: "O grande desafio do marketing de futebol é buscar a alma. Tem clubes que veneram ídolos do passado, alguns que veneram o jeito do clube jogar, outros tem o prazer em cornetar. E nesses dez anos, a gente percebeu que o que nos distingue é a Fiel. Há dez anos, nós identificamos como uma nação, como se fosse a Catalunha, uma nação dentro de outra nação. Foi uma campanha bem-sucedida, mas percebemos que estávamos perdendo a identificação. Percebemos que o sofrimento é uma coisa que nos une. [...] Se somos maloqueiros, sofredores, graças a Deus, isso tem que ser reverenciado. A ideia é que não é uma nação, é uma religião. [...] Tentamos encarnar isso. Queremos mostrar que ninguém tem mais tolerância ao sofrimento que a nossa, porque sabemos que a volta é gloriosa".

Confira os 10 mandamentos do "Corinthianismo":

  1. "Amar o Corinthians acima de qualquer resultado, partida e jogador."
  2. "Nada é mais importante do que o jogo do Corinthians."
  3. "Aqui é Corinthians. Aqui é na raça".
  4. "A Fiel não vaia. A Fiel apoia os 90 minutos"
  5. "Nossas glórias mil são contra tudo e contra todos"
  6. "O bando grita mais forte quando o Timão está perdendo"
  7. "Sofredor hoje. Sofredor amanhã. Sofredor para sempre. Graças a Deus".
  8. "Este time só tem um dono. Este time é do povo"
  9. "Eu nunca vou te abandonar. Porque eu te amo"
  10. "Vai, Corinthians!"

Esporte