Topo
Esporte

Coreias cogitam equipes conjuntas para Tóquio 2020 e candidatura para 2032

15/02/2019 12h28

LAUSANNE, Suíça (Reuters) - A Coreia do Norte e a Coreia do Sul querem marchar juntas na Olimpíada de Tóquio de 2020 e pediram para enviar algumas equipes conjuntas para vários esportes, informou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira.

Autoridades esportivas e governamentais das duas Coreias se reuniram com o COI em Lausanne, estimuladas pelo papel que os Jogos de Inverno de Pyeongchang de 2018 desempenhou no abrandamento das tensões entre os dois países, em meio ao planejamento inicial de uma proposta conjunta para sediarem a Olimpíada de 2032.

As duas vizinhas marcharam juntas na cerimônia de abertura de Pyeongchang pela primeira vez desde os Jogos de Inverno de 2006 em Turim. Elas também levaram um time unificado de hóquei feminino sobre o gelo.

"Estamos tomando nota de que ambas estão muito interessadas em realizar algumas ações conjuntas nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 com uma marcha conjunta e algumas equipes unificadas em diferentes esportes", disse Thomas Bach.

O COI disse que os dois países solicitaram oficialmente enviar equipes conjuntas para as eliminatórias de quatro modalidades – basquete feminino, hóquei feminino, o evento de judô de equipe mista e algumas equipes de remo masculinas e femininas.

Entre os tópicos em debate em Lausanne também esteve uma possível proposta conjunta das Coreias para a Olimpíada de 2032, e Bach as elogiou pelo gesto.

"Achamos que este é um grande símbolo do espírito olímpico. E mais uma vez é um grande símbolo do poder unificador dos Jogos Olímpicos", afirmou.

"O esporte continuará a construir pontes e demonstrar o poder unificador dos Jogos Olímpicos. Portanto, acolhemos calorosamente a iniciativa histórica das duas Coreias de apresentar uma candidatura coreana conjunta para os Jogos Olímpicos de 2032."

As relações entre as nações melhoraram muito no ano passado, quando o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se encontrou com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em três cúpulas diferentes.

Há anos a Coreia do Norte desenvolve programas nucleares e de mísseis, desafiando sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), mas as vizinhas se reaproximaram em 2018.

"A Coreia do Sul tem uma grande esperança de sediar conjuntamente com a Coreia do Norte os Jogos Olímpicos de 2032, e trabalhará para se candidatar juntamente para os Jogos com sucesso", disse Do Jong-hwan, ministro do Esporte e da Cultura sul-coreano.

(Por Karolos Grohmann)

Esporte