Topo
Esporte

Brasil perde para a Espanha e é eliminado do Mundial masculino de handebol

Patrik STOLLARZ / AFP
Imagem: Patrik STOLLARZ / AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

21/01/2019 16h30

O Brasil deu adeus ao sonho da semifinal do Mundial masculino de handebol nesta segunda-feira (21). Na melhor participação de sua história, a seleção comandada pelo técnico Washington Nunes perdeu para a Espanha por 36 a 24 e não tem mais como avançar para a próxima fase da competição.

A seleção brasileira se despedirá do torneio na próxima quarta-feira (23), quando enfrentará a Islândia. O duelo servirá apenas para definir em qual posição os comandados de Washington Nunes terminarão o torneio.

O jogo

A Espanha apostou nos contra-ataques para derrotar o Brasil no primeiro tempo. Os europeus conseguiram se impor com um jogo de pivô efetivo. Além disso, tiveram êxito na estratégia de anular Haniel, principal válvula de escape do ataque brasileiro. O armador esquerdo foi marcar seu primeiro gol após no último lance da etapa inicial.

Com dificuldade para converter as jogadas em gol, o técnico Washington Nunes utilizou por boa parte do primeiro tempo Raul, Thiagus e Gustavo na armação. O trio quase nunca havia jogado juntos na competição. A etapa terminou com a Espanha vencendo por 19 a 13.

O Brasil demonstrava sentir o cansaço depois da equilibrada partida contra a Croácia, quando venceu por 29 e 26 e passou a sonhar com a vaga para a semifinal do Mundial. O problema foi semelhante ao duelo contra a Alemanha, quando a seleção brasileira sentiu o cansaço de um jogo pegado com a França um dia antes.

O cansaço e a ótima tarde vivida pelo time da Espanha deixaram o Brasil imponente na partida. Em determinado momento da segunda etapa, a diferença chegou a 10 gols. No fim, os espanhóis aumentaram a vantagem e venceram por 36 a 24.

O central Joan Cañellas foi considerado o melhor jogador da partida. Ele terminou o duelo com cinco gols anotados em cinco tentativas.

Esporte