Topo
Esporte

Irmão de Alisson supera Casillas e é eleito melhor goleiro em Portugal

reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram
do UOL

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, em Lisboa (Portugal)

18/01/2019 04h00

Somente um jogador conseguiu furar o domínio dos três grandes e garantir um lugar na premiação dos melhores jogadores de dezembro na Liga Portuguesa: Muriel, dos Belenenses SAD. Entre outros, o ex-goleiro de Inter e Bahia desbancou a concorrência do espanhol Iker Casillas, do Porto, na eleição mensal realizada com os votos dos treinadores dos 18 clubes do campeonato.

A façanha do atleta de 31 anos tem motivo de ser: ele é o principal responsável por embalar o sonho do modesto clube de Lisboa em conseguir uma vaga na Liga Europa na próxima temporada.

Com nove jogos em 17 possíveis sem ter a sua meta vazada no campeonato, Muriel impulsionou a campanha da equipe. Ao todo, ele defendeu 76,5% dos chutes que foram mandados em sua direção, o terceiro melhor registro no primeiro turno da competição, à frente mais uma vez de Casillas, lenda do Real Madrid. Além disso, ainda entrou três vezes na seleção da rodada do Goal Point, site especializado na cobertura local.

O destaque especial ficou para a surpreendente vitória de 2 a 0 dos Belenenses sobre o Benfica, que fez com que a torcida adversária deflagrasse a crise e mostrasse lenços brancos para o então treinador encarnado Rui Vitória, que viria posteriormente a ser demitido.

Ninguém brilhou mais em campo no confronto disputado ainda no final de outubro que o goleiro natural de Novo Hamburgo, interior do Rio Grande do Sul, e irmão mais velho de Alisson, titular do Liverpool e da seleção brasileira. Até mesmo pênalti ele pegou contra o Benfica.

"Foi uma das melhores exibições de minha carreira, vai para o meu top 3. Foi seguramente a minha melhor atuação em Portugal", disse Muriel, que se encontra em sua segunda temporada no país após ter o seu vínculo renovado. Essa é a sua primeira experiência no exterior.

"Esse duelo parece que passou no mundo inteiro. Recebi mensagens do Brasil, Portugal, mas a minha maior felicidade foi ter ajudado os Belenenses a vencer", prosseguiu, sorrindo.

Não lhe tem faltado motivos, mesmo, para sorrir.

A fase é tão boa que, em uma ação recente da patrocinadora dos Belenenses, a montadora Kia, ele foi premiado com um carro novo. Em paralelo a isso, entrou no radar do Sporting, que se encontra no mercado atrás de uma sombra para Renan Ribeiro, ex-São Paulo e Atlético-MG, e sondou a sua situação. O seu contrato com o clube famoso pelos pastéis de nata em suas redondezas se encerra ao fim da temporada.

Na atual caminhada, a exemplo do que aconteceu com Alisson no Liverpool, Muriel teve apenas uma 'derrapada'.

O momento fora da curva aconteceu ao falhar miseravelmente em saída de bola com os pés na derrota de 3 a 0 para o Braga e ouvir no vestiário que teria de melhorar por baixo. "Ele tem de crescer muito no jogo com os pés. Se fosse bom com os pés, já estaria numa equipe grande, porque ele é muito bom goleiro", analisou o treinador Silas.

A despeito disso, manteve a confiança da comissão técnica, que saiu em sua defesa e tem apostado em Muriel mais dez desde então. O Belenenses ocupa a quinta colocação na Liga Portuguesa, com 28 pontos. 

Esporte