Topo
Esporte

Brasil inicia jornada no Sul-Americano Sub-20 contra a Colômbia

18/01/2019 18h13

A Seleção Brasileira Sub-20 vai começar sua trajetória em busca de vagas para a Copa do Mundo da categoria, que será realizada em maio, na Polônia, e os Jogos Pan-Americanos, com em Lima, no Peru, e início previsto em julho. Neste sábado, a canarinho vai enfrentar a Colômbia, no Estadio El Teniente, em Rancagua, no Chile, às 18:10 (de Brasília).

O campeonato é baseado na divisão de dois grupos, com cinco seleções cada, que se enfrentam em jogos de ida. As três melhores seleções de cada chave se classificam para o hexagonal final, onde, novamente, as seis seleções jogam contra em partidas únicas. As quatro primeiras colocadas se garantem na Copa do Mundo e as três melhores as vagas para os Jogos Pan-Americanos. Leia tudo sobre o torneio clicando aqui.

A Canarinho está no Grupo A da competição, ao lado da própria Colômbia, além de Venezuela, Chile e Bolívia. Antes de desembarcar no Chile, o Brasil fez treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, além de um jogo-treino diante do Boavista, clube que está na elite do futebol carioca, que terminou em derrota de 2 a 1 para a seleção. Lincoln, do Flamengo, marcou o único gol da nação onze vezes campeã do Sul-Americano Sub-20.

O Brasil busca superar a campanha ruim no último Sul-Americano Sub-20. Em 2017, a Canarinho decepcionou e não conseguiu se classificar para o Mundial da categoria, já que terminou na quinta colocação do Hexagonal Final, com seis pontos conquistados após uma vitória, três empates e uma derrota. Carlos Amadeu, treinador da Seleção, falou, à "Rádio Globo", sobre o planejamento para o torneio e alguns desfalques, como de Vinicius Junior, que não foi liberado pelo Real Madrid.

- Desde que assumimos, fizemos um diagnóstico dos últimos anos do que vinha acontecendo para que o Brasil não obtivesse sucesso nessa competição. Desde 2011 que não conseguimos o título, além de ter ficado de fora de dois Mundiais. Em cima disso, trabalhamos e fizemos nosso planejamento, construindo uma relação com os atletas e seus clubes, mas, mesmo assim, não conseguimos ficar com todos os jogadores que queríamos. A gente entende que isso dificulta o entrosamento, mas estamos trabalhando para adaptar tudo isso à nossa realidade e tentar fazer uma campanha digna, representar bem o nosso país, e conseguir uma dessas vagas no Mundial - afirmou.

A Colômbia, por sua vez, já estreou no Sul-Americano Sub-20. Na última quinta-feira, os Cafeteros, apesar de jogarem com um atleta a mais durante todo o segundo tempo, foram derrotados para a Venezuela por 1 a 0. A equipe treinada por Carlos Restrepo, por consequência, na largou na traseira do Grupo A da competição e terá que vencer o Brasil para manter o sonho de estar no próximo Mundial vivo.

Em novembro, as seleções Sub-20 de Brasil e Colômbia se enfrentaram em duas oportunidades, ambas em solos tupiniquins. No dia 15 de novembro, em Belo Horizonte, a partida terminou sem gols. Cinco depois, em Goiânia, a Canarinho apresentou dificuldades para criar chances de gol e empatou novamente, dessa vez por 2 a 2 - Matheus Cunha e Lincoln marcaram os gols brasileiros, enquanto Angulo e Tolosa balançaram as redes para os Cafeteros.

Provável Brasil: Phelipe (Gabriel Brazão); Emerson, Thuler, Vitão, Carlos Augusto; Luan, Gabriel Menino, Igor Gomes; Rodrygo, Lincoln, Marquinhos Cipriano.

Provável Colômbia: Mier; Palacios, Reyes, Cuesta, Vera; Carvajal, Góez; Iván Angulo, Sandoval (Jader Valencia), Tolosa; Correa.

Esporte