Topo
Entretenimento

Sol e ascendente em tensão? Descubra as combinações mais desafiadoras

Sol e ascendente em signos opostos podem gerar tensão - Keira Burton/Pexels
Sol e ascendente em signos opostos podem gerar tensão Imagem: Keira Burton/Pexels
do UOL

Camila Eiroa

Colaboração para Universa, de São Paulo

19/08/2022 04h00

O mapa astral é uma ferramenta incrível que permite conhecer os aspectos da nossa personalidade e como nos entendemos com o mundo lá fora. Porém, ele também serve de autoconhecimento por possibilitar descobrir a origem dos maiores desafios que podem se apresentar no dia a dia. Através dos aspectos planetários e dos posicionamentos dos signos, podemos ter um direcionamento sobre o que mais precisa ser trabalhado em nós.

Enquanto o ascendente é a faceta que mostramos ao mundo, o Sol é nossa verdadeira essência. São os dois signos mais importantes para entender quem somos e como vivemos. Mas o que acontece quando o signo solar e o signo do ascendente são completamente opostos?

"Quando acontece essa oposição, em termos práticos, significa que precisamos equilibrar tanto o lado luz, quanto a sombra de ambos os signos. Na astrologia, os opostos se complementam. Então, com base nessa teoria, podemos utilizar aprendizados e desafios que constam nos dois para vivermos melhor", conta a astróloga Vivi Pettersen.

Ela explica que se o signo solar é Peixes, por exemplo, e o ascendente é Virgem, será preciso equilibrar razão e emoção para lidar com as situações da melhor maneira. Ou seja, o desafio neste caso é não pender nem para nenhuma extremidade. O que acontece, porém, é que ascendente e signo solar geralmente agem como complementos, mas com propósitos distintos.

Autoconhecimento

Segundo a astróloga, o Sol destaca a nossa essência, enquanto o ascendente expressa nossa personalidade. Juntamente com a Lua, eles constroem a nossa persona. "Se a pessoa possui cada um dos três em signos diferentes, significa que ela é uma mistura deles e pode, sim, exercer um pouco de cada em sua vida. Às vezes mais de um e menos do outro, mas sempre colocando um pouco de cada aspecto nas situações que vive."

Vivi destaca que ter o Sol e o ascendente em signos opostos pode ser um desafio, bem como tê-los no mesmo signo, o que traria uma configuração mais intensa para a personalidade dessa pessoa. Porém, ela lembra que todos os desafios que podem vir à tona a partir da análise astrológica devem servir como aprendizado e não limitação.

Afinal, a tomada de consciência é uma chave para mudar o que não está em ordem. "Nem sempre conseguimos vivenciar ou emanar ao mundo somente o lado luz dos signos e ascendentes. O grande passo para o autoconhecimento está em ter clareza sobre as sombras e saber lidar com elas", acredita.

Outros desafios

Para além de signos opostos, existem outros fatores no mapa astral que facilitam ou dificultam a relação do signo solar com o signo ascendente. A astróloga conta que, de modo geral, aspectos como a oposição, ou seja, uma distância de 180 graus entre o signo solar e o signo ascendente, podem trazer uma certa dificuldade para domar atitudes mais diretivas e maneiras de pensar.

Já as quadraturas entre Sol e ascendente, que ocorre quando há uma distância de 90 graus entre eles, podem gerar certos conflitos em determinadas situações que envolvem a maneira de se expor ao mundo versus a essência da pessoa em questão.

"Além disso, se a pessoa tiver o signo lunar no mesmo signo do ascendente, é possível que ela tenha o lado emocional mais aflorado e, com isso, não consiga enxergar algumas situações com racionalidade", explica a astróloga.

Abaixo, Vivi conta quais são as combinações mais desafiadoras entre Sol e ascendente.

Sol em Capricórnio e ascendente em Câncer

É muito desafiador para o capricorniano ter uma personalidade emocional da mesma forma que Câncer, um signo de elemento água e regido pela Lua. Para Capricórnio, lidar com sentimentos e com o lado interno é sinal de fraqueza, o que pode gerar certo conflito. Afinal, o ascendente em Câncer pede uma profundidade nada familiar para este Sol.

Sol em Aquário e ascendente em Leão

Para o aquariano, pensar nele mesmo em primeiro lugar, bem como manda este ascendente, pode gerar estranheza. Afinal, Aquário é mais humanitário e pode colocar os interesses do mundo na frente. Enxergar que ele é prioridade pode levar um tempo, coisa que para Leão é natural.

Sol em Libra e ascendente em Áries

O libriano paga o que for para não tomar atitude e nem partido. Mas, se possui ascendente em Áries, pode se ver na obrigação de fazer isso, mesmo que não queira. Tomar certas iniciativas, por mais que seu ascendente praticamente ordene, pode desafiar profundamente a essência do Sol em Libra.

Entretenimento