Topo
Entretenimento

Dividir conta? 'Nunca nem fui convidada para um jantar romântico. Dói'

Bárbara Aureliano fala sobre a dor de ser preterida - Arquivo pessoal
Bárbara Aureliano fala sobre a dor de ser preterida Imagem: Arquivo pessoal
do UOL

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Universa, do Recife (PE)

19/08/2022 04h00

Uma fala de Caio Castro sobre quem deve ou não pagar a conta do jantar ganhou tamanha repercussão que, além de gerar muitos memes na internet, acabou tocando em outras discussões. Por exemplo, como parte das mulheres são preteridas na hora de receber um convite para jantar, para sair ou mesmo para viver um relacionamento.

Em depoimento à Universa, a jornalista Barbara Aureliano, 27, contou como é conviver com o vácuo deixado pela falta de relações sociais românticas e como lida com a gordofobia que sempre impactou a sua vida, desde a primeira infância.

"Sem direito de me relacionar"

"Eu nunca fui convidada para um jantar romântico. Eu não sei o que é isso. E nas vezes que já expus essa minha dor nas redes sociais, algumas amigas me chamavam pra sair, na tentativa de amenizar a dor, a solidão, o problema. Mas, por mais que elas façam na melhor das intenções, não é a mesma coisa de um jantar romântico. Esse vácuo, eu acabo tendo de resolver na terapia.

Em 27 anos, eu nunca tive um relacionamento sério, um namoro. Algumas mulheres que são magras podem até dizer: 'ah, eu também não tive'. Mas é diferente para quem é gorda, simplesmente porque as pessoas não te aceitam, não te olham, não te enxergam como alguém 'namorável'.

Todas as vezes que fiquei com caras sempre foi às escondidas, porque eles têm vergonha de sair na rua com uma mulher gorda. Só procuram para transar.

Em novembro do ano passado, por exemplo, eu acabei uma relação que já durava quase um ano, sempre às escondidas. Eu tinha conhecido o rapaz em um aplicativo de paquera e, logo no primeiro encontro, marcamos no apartamento dele.

Nas outras vezes que nos víamos, ele sempre dava uma desculpa para não sair comigo em público. Eu chamava para jantar, para ir a uma exposição, para ir a um cinema. E as desculpas foram ficando cada vez mais esfarrapadas.

Uma vez, ele disse que estava muito triste, porque o irmão de um amigo dele tinha morrido. Eram sempre histórias trágicas. Foi aí que eu percebi que estava sendo enrolada e deixei de procurá-lo.

Essa é uma maneira mais sutil de dizer que não tem interesse em se relacionar publicamente com uma mulher fora dos padrões estéticos estabelecidos. Mas, muitas vezes, eu ouvi essa recusa de forma declarada e direta.

Como na vez em que comecei a 'ficar' com um colega. Nos dávamos muito bem, conversávamos bastante, trocávamos beijos e carinhos. Mas quando eu fiz um convite para curtirmos juntos uma exposição, a resposta veio como um golpe. 'Pessoas como eu não podem se relacionar com pessoas como você'.

Como assim? Eu sou jovem, bonita, inteligente, simpática, independente e converso sobre tudo. Apesar dos meus 27 anos, já consegui alcançar cargos de chefia graças à minha competência. E por que ele não poderia se relacionar com pessoas 'como eu'?

Ele gostava de estar comigo, de ficar comigo. Mas como ele é um rapaz padrão —alto, branco, cabelos e olhos claros, porte atlético— não podia aparecer em público com uma pessoa gorda. Foi isso o que ele quis dizer.

Porque eu não sou magra e não tenho o corpo aceito dentro da estética normativa feminina, a mim é tirado o direito de se relacionar.

Se eu fosse contar todas as vezes em que já levei um 'não' em convites, até de pessoas que eu nem estava a fim de namorar, eu passaria o dia inteiro relatando.

Em uma dessas situações, eu estava conversando com um amigo há algum tempo pelo chat de uma rede social. A conversa sempre rendia muito. Então, sugeri um encontro presencial para um bate-papo.

Recebi um: 'não estou a fim de relacionamento' do rapaz. Mas eu não estava chamando ele para um relacionamento sério, nem para casar, apenas para bater um papo ao vivo. Menos de dois meses depois, ele começou a namorar uma menina magra.

O que me dói é que todas essas negativas, pouco a pouco, vão minando o sonho da minha vida, que é de ter uma família. Eu vou ter um sonho negado, roubado, apenas porque eu não estou dentro dos padrões estéticos impostos pela sociedade".

Socializada na gordofobia

"Eu sempre fui uma criança gorda, por isso desde cedo fui aprendendo o que é o preconceito com pessoas fora do que é considerado normal. Sofri muito bullying, que incluía desde apelidos como 'baleia' —e similares— até a exclusão de atividades que as outras meninas diziam que eram para 'não gordas'.

Lembro que, uma vez, umas colegas da sala estavam brincando de desfile de moda. Eu tinha cinco anos, não entendia sobre preconceitos e disse que queria participar. Logo disseram que eu não poderia participar porque, além de gorda, meu cabelo não era liso. Eu também nunca era chamada para dançar nas festinhas da escola.

Embora eu encontrasse essa realidade na rua e na escola, em casa eu recebia muito acolhimento de minha avó e minha tia, mulheres por quem fui criada. Com elas, aprendi a fortalecer minha autoestima e a me amar apesar do preconceito do mundo.

Minha avó sempre me dizia que eu era muito linda e cresci com essa perspectiva de valorizar a beleza que existe em mim e que é só minha.

Desde cedo eu comecei a fazer terapia. Graças a ela, fui fortalecendo meu emocional diante de tantos 'nãos'.

Comecei a perceber que o problema não estava comigo. O mundo é preconceituoso. Claro que a terapia não nos impede e nem protege de nos machucar com a atitude das pessoas, mas pelo menos a lidar melhor com as frustrações.

Na adolescência, fase muito desafiadora para meninas gordas, assisti minhas amigas receberem convites para festas, encontros e cinemas, enquanto eu era a preterida dos rolês por conta do meu peso.

Nessa época, enquanto minhas amigas saíam, eu passei a investir em cursos. De idiomas, de fotografia, de várias coisas. Eu preenchia meu tempo com várias atividades para suprir o vácuo das relações sociais românticas que eu nunca tive".

Barbara Aureliano, 27 anos, jornalista, em depoimento à Rosália Vasconcelos

Entretenimento