Topo
Entretenimento

Momento sobrenatural e oração: Os bastidores de Gabriel Sater em 'Pantanal'

Gabriel Sater, o Trindade de Pantanal - Reprodução/TV Globo
Gabriel Sater, o Trindade de Pantanal Imagem: Reprodução/TV Globo
do UOL

De Splash, em São Paulo

18/08/2022 17h51Atualizada em 18/08/2022 18h00

O ator e cantor Gabriel Sater já deu alguns detalhes da sua experiência na pele de Trindade, em "Pantanal" (TV Globo). O personagem tem uma ligação com o sobrenatural: faz um pacto com o "cramulhão", toca uma viola enfeitiçada e tem premonições.

Filho de Almir Sater, que interpretou o violeiro na primeira versão da novela, Gabriel tem rituais para se preparar para as gravações e já passou por uma situação espantosa nos bastidores.

Veja o que o ator já falou sobre sua participação na produção global:

Oração antes de entrar em cena

Em entrevista ao programa "Splash Vê TV", Gabriel contou que faz uma oração para se proteger de "energias pesadas" antes de entrar no personagem.

"Falar que não sinto medo seria uma mentira, mas aprendi durante os meses de pré-produção a criar mecanismos, rituais. Eu rezo muito antes de começar. Eu já rezo começando o meu dia, eu já tenho esse ritual como Gabriel. Eu acordei hoje, meu dia já é maravilhoso porque eu tenho o presente da vida. Eu amo viver, sei das dificuldades que a gente vive e sei que tenho muito a se temer", contou o ator.

Eu respeito demais. Rezo antes de entrar em cena, rezo quando vou sair, para deixar essas energias que são pesadas. Gabriel Sater

Experiência sobrenatural

O ator também já viveu um momento sobrenatural durante as gravações da novela. Segundo ele, o momento aconteceu durante uma cena em que Jove (Jesuíta Barbosa) escolhia um cavalo para a disputa da sela de prata.

"Estava com um cavalo naquela relação com ele, normal. Aí encosta o cramulhão, eu mudo minha frequência, muda toda minha questão corporal, muda minha intensidade. Na hora, o cavalo relinchou no meio da cena, sabe assim? Foi uma explosão na hora que eu não acreditei. O cavalo estava quietinho", contou para o site iG.

Para Gabriel, a mudança de energia na cena pode ter afetado a situação. "Você vê como que as energias não devem ser esquecidas, são muito importantes", disse.

"Cara de Jesus Cristo"

No "Encontro" (TV Globo), Gabriel falou sobre a construção da aparência física do personagem. De acordo com ele, houve a intenção de criar uma semelhança entre Jesus Cristo e Trindade, que usa cabelos longos e barba.

A gente teve a ideia de manter o visual comprido e barbinha, porque remete ao filho do Criador, então criaria uma ambiguidade: o filhote de Cramulhão com a cara de Jesus Cristo. Brincaram com isso e eu achei maravilhoso. Gabriel Sater

Gabriel Sater lembra de convivência com elenco da 'Pantanal' de 1990 - Divulgação/Globo/João Miguel Jr - Divulgação/Globo/João Miguel Jr
Gabriel Sater lembra de convivência com elenco da 'Pantanal' de 1990
Imagem: Divulgação/Globo/João Miguel Jr

Perda de peso

Além de cuidar muito bem dos cabelos, Gabriel Sater perdeu 14 kg para interpretar o personagem. Ele conta que ficou triste por ter seus shows cancelados em razão da pandemia e acabou deixando a saúde de lado por algum tempo.

"Eu fiquei borocoxô, acabei ficando sem vergonha com a dieta e, resumindo, tive que me empenhar quando fiz o teste para a novela. De lá para cá perdi 14 kg de quando comecei o processo até o fatídico dia da estreia de Pantanal", afirmou o ator em entrevista ao "Splash Vê TV".

Papel já foi do pai

Na primeira versão da novela, Almir Sater, pai de Gabriel, encarnou Trindade. Os dois, porém, atuaram juntos na nova versão — Almir está no papel de Eugênio, o condutor da chalana, que também tem um "quê" espiritual. Eles protagonizaram um duelo de viola que, além de surpreender os telespectadores, emocionou pai e filho.

Ensaiei para não me emocionar gravando com meu pai porque a cena do Trindade não pedia isso. Quando eu toco com ele em um show, naturalmente, eu me emociono porque ele é meu grande ídolo, é minha referência maior, mas eu não podia na cena. Gabriel Sater

"Se fosse o Gabriel em uma situação normal da vida, eu me emocionaria trabalhando com meu pai. Mas sendo o Trindade, eu não poderia colocar as minhas emoções na fatídica cena de encontro entre Trindade e Eugênio", avaliou o ator.

Gabriel Sater fala sobre contracenar com o pai, Almir Sater, em 'Pantanal' - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Gabriel Sater fala sobre contracenar com o pai, Almir Sater, em 'Pantanal'
Imagem: Reprodução/TV Globo

Elenco de 1990 x elenco de 2022: quem é quem em 'Pantanal'

Entretenimento