Topo
Entretenimento

REPORTAGEM

Record é indicada ao Emmy com matéria de repórter com Parkinson

André Tal falou publicamente sobre sua doença em dezembro - Reprodução: RecordTV
André Tal falou publicamente sobre sua doença em dezembro Imagem: Reprodução: RecordTV
do UOL

Colunista do UOL

16/08/2022 16h47

O programa "Domingo Espetacular" foi indicado nesta tarde (horário do Brasil) ao prêmio Emmy, na categoria "Current Affairs" (Atualidades).

O motivo da indicação foi a matéria do repórter André Tal, 44, que há anos já sofre os efeitos do Mal de Parkinson e relatou tudo em uma produção em dezembro do ano passado. Ele mostrou como a doença afeta diretamente alguém com sua profissão.

Contou ainda como um tratamento inovador, desenvolvido por um médico brasileiro, trouxe mais esperanças não só para ele, mas para milhões de pessoas que sofrem de doenças neurológicas. Só de Alzheimer há cerca de 40 milhões de vítimas no mundo.

André escondeu por anos a doença dos amigos. Ele só revelou que tinha Parkinson nessa reportagem.

"A primeira reação foi tentar esconder. Eu não queria deixar transparecer que sofria disso, não sabia como faria para contar à minha esposa", contou.

Ele falou ainda das vezes em que teve dificuldades até para segurar o microfone ao vivo.

Segunda vez

Esta é a segunda indicação da Record ao Emmy. A primeira foi em 2020, quando o reality canoro "Canta Comigo", de Gugu Liberato (1959-2019) foi indicado na categoria Entretenimento.

Os outros concorrentes da categoria são a BBC, com uma matéria sobre uma seita africana ultraviolenta (Black Axe); outra indicada é a revista "The Economist", com reportagem especial sobre as mulhyres que ainda enfrentam Putin na Rússia; por fim, uma matéria da alemã NDR sobre um homem que passou 14 anos presos em Guantánamo, considerado um monstro terrorista, e que agora acabou inocentado.

O anúncio dos ganhadores do Emmy será em 28 de setembro, em Nova York, EUA.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

Entretenimento