Topo
Entretenimento

Ator que viveu Januário em 'O Cravo e a Rosa' está longe da TV há sete anos

do UOL

Valéria Sinésio

Colaboração para Splash, em João Pessoa (PB)

15/08/2022 04h00

Sem trabalhos inéditos há sete anos nas telinhas, e no ar em duas novelas — como o caipira Januário, na reprise de "O Cravo e a Rosa", na Globo, e Tonico Lopes, na reprise de "Os Imigrantes", na TV Brasil —, o ator Taumaturgo Ferreira tem mantido a discrição, mas não deixa de trabalhar. Ele, que nasceu Antônio Taumaturgo Ferreira, tem atualmente 66 anos e continua atuando não apenas como ator, mas também como cantor e artista plástico.

Nas redes sociais, Taumaturgo é presença garantida, interagindo com seguidores e dividindo com fãs momentos de descontração em casa e com amigos. Em seu perfil no Instagram, ele mostra também um pouco do seu trabalho.

Em 2020, meses antes da pandemia da covid-19, Taumaturgo estava em cartaz com a peça "Mãos Limpas", ao lado de Juca de Oliveira, em São Paulo. A peça contava a história de dois traficantes que escapam de uma batida policial e terminam por se esconder em um apartamento vazio.

Entre os trabalhos mais recentes de Taumaturgo estão "Milagre de Jesus", produzido e exibido pela Record TV, no ano de 2015, "Magnífica 70", da HBO, e "Ilha de Ferro", do Globoplay. Em 2021, Taumaturgo deu vida ao personagem Dudu, no filme de comédia "Galeria Futuro".

Cantor e artista plástico

Como cantor, ele continua se apresentando em barzinhos e teatros (o que faz desde 1993). O papel de cantor, inclusive, é o que Taumaturgo mais gosta de interpretar, segundo consta no site biográfico dele.

Taumaturgo não deseja gravar discos ou trilhas de novela. Seu único desejo como cantor é performar ao vivo, para quem tiver a curiosidade de vê-lo e ouvi-lo. Em recente entrevista ao programa "Sem Censura", da TV Brasil, o artista declarou que sempre fez muitas coisas ao mesmo tempo, várias atividades profissionais.

Já como artista plástico, Taumaturgo faz exposição de telas desde 1997, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Também na entrevista à TV Brasil, o ator disse que gostaria que sua arte expressada nas telas fosse uma mistura de Van Gogh, Picasso, Jean-Michel Basquiat e Iberê Camargo.

Ator foi expulso de novela

Na década de 90, Taumaturgo Ferreira foi expulso da novela "Renascer", exibida pela TV Globo em 1993, na qual interpretou o personagem José Venâncio Inocêncio. O ator já declarou em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo que na época sofreu boicote, e que por isso saiu da obra de Benedito Ruy Barbosa. Ele chegou a ficar seis anos na 'geladeira' da Globo.

Vida amorosa

Taumaturgo foi casado com a também atriz Malu Mader, com quem contracenou em "Top Model" (1989), também da Globo. Atualmente, namora a arquiteta paulista Janne Saviano.

Personagens marcantes

Ele começou a carreira de ator aos 23 anos, e tem em seu currículo 24 novelas, nove séries e seis filmes. Dentre seus personagens mais marcantes estão Lucas, em "Top Model", Januário, em "O Cravo e a Rosa", Urubu, em "Anos Dourados", e Zé Venâncio, na novela "Renascer".

Errata: este conteúdo foi atualizado
A primeira versão deste texto informava que Taumaturgo se apresentava ainda hoje com o músico Ruy Weber, que morreu em 2016. A informação foi retirada do texto.

Entretenimento