Topo
Entretenimento

Cazarré batizou filha após nascimento por não saber se ela sobreviveria

Juliano Cazarré fez batismo de emergência na filha recém-nascida - Reprodução/Fantástico
Juliano Cazarré fez batismo de emergência na filha recém-nascida Imagem: Reprodução/Fantástico
do UOL

Colaboração para Splash, em Pernambuco

14/08/2022 21h07

O ator Juliano Cazarré, o Alcides de "Pantanal" e sua esposa Letícia participaram do "Fantástico" (TV Globo) de hoje e deram mais detalhes a respeito da doença de sua filha recém-nascida, Maria Guilhermina, que tem Anomalia de Ebstein, uma cardiopatia rara.

Católico, Cazarré contou que batizou sua filha na sala de cirurgia logo após o parto, por não ter certeza se ela sobreviveria.

"Eu tinha pedido pra deixar um copo de água ali, porque quando o bebê nasce com risco de vida pode fazer esse batismo de emergência. Foi um momento muito emocionante. Eu tinha esperanças, mas não sabia", contou o ator na entrevista.

O intérprete de Alcides contou ainda que duas horas depois de nascer, Maria Guilhermina precisou passar por uma cirurgia de mais de 10 horas e ficou 25 dias em um berço na UTI.

A criança veio ao mundo dia 21 de junho e nasceu 1 mês antes do previsto.

Segundo o que o casal contou ao "Fantástico", eles descobriram da doença antes, mas somente no final da gestação souberam que ela poderia não sobreviver. Juliano estava no pantanal gravando a novela das 21h quando a doença foi descoberta.

"Tive 3 semanas de Pantanal com a Leticia me dando notícias todo dia. Aí eu disse 'Minha esposa precisa de mim, eu preciso voltar"", contou o ator.

Leticia contou que, por contra própria, começou a pesquisar vários artigos a respeito da condição, até que descobriu uma cirurgia que corrige o problema e entrou em contato por e-mail com os médicos, começando todos os procedimentos necessários.

O parto de Maria Guilherme precisou ser antecipado em 1 mês devido a evolução do quadro. Cazarré contou ainda que tem recebido bastante apoio na rua. "As pessoas me param para falar dela".

Em uma postagem em seu Instagram, o ator também disse que ela precisou passar por mais uma cirurgia na última madrugada, mas que está tudo bem.

"Maria Guilhermina apresentou intercorrências ontem e acabou precisando de uma cirurgia de emergência nesta madrugada. A cirurgia deu certo, graças a Deus e à equipe da Beneficência Portuguesa, em especial o doutor Rodrigo Freire. Guilhermina está bem, sedada, e os primeiros exames são bastante positivos", escreveu o ator.

Anomalia de Ebstein é uma cardiopatia congênita (quando a criança já nasce com o problema) que afeta a válvula tricúspide, responsável por separar o átrio direito do ventrículo direito do coração.

Parecer médico

Os médicos José Pedro da Silva e Luciana Silva, brasileiros que atuam na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos foram encontrados por Leticia após as pesquisas em artigos científicos.

O cirurgião cardiovascular explicou que a doença atinge de 1 a 2% das cardiopatias congênitas: "Há 29 anos, eu tive essa de ideia de pegar os tecidos anormais e imobilizá-los e depois reuni-los em uma válvula com a fórmula de um cone. O cone, quando se abre, permite que o sangue passe por essa válvula. Ou seja, é um mecanismo de válvula perfeito", explicou Pedro da Silva — ele desenvolveu uma técnica capaz de reverter o problema no coração.

Ele completou explicando que Maria Guilhermina ainda precisará esperar alguns meses para fazer a cirurgia que pode corrigir o problema de forma definitiva, mas ela já é considerada um milagre pela medicina. "Alguns casos são tão graves que a criança morre na vida fetal, não chega a nascer".

Além de Maria Guilhermina, o casal Juliano e Letícia são pais de Vicente, de 11 anos; Inácio, de 9; Gaspar, de 2 e Maria Madalena, de um ano de idade.

Entretenimento