Topo
Entretenimento

REPORTAGEM

South Park, 25 anos: TV e streaming têm maratona e especial

South Park completa 25 anos divertindo e difamando - Divulgação
South Park completa 25 anos divertindo e difamando
Imagem: Divulgação
do UOL

Colunista do UOL

12/08/2022 00h18

No próximo sábado, dia 13, completar-se-á 25 anos em que o primeiro episódio de "South Park" foi exibido no mundo.

Para reforçar a efeméride, o canal pago Comedy Central exibirá a partir de amanhã, 22h50, uma maratona com 25 episódios desse que é o desenho mais malcriado, cínico, incorreto, chulo, blasfemo, sacrílego processado, odiado e abandonado por Deus de todos os tempos.

A maratona termina no domingo, Uma semana depois, no dia 22 (segunda), será exibido pela primeira vez no Brasil o especial "South Park - O Concerto".

As 25 temporadas e os especiais exclusivos "Covid", "A Volta do Covid" e "Guerras do Streaming" já estão disponíveis no serviço de streaming Paramount+.

Para quem não tem TV paga ou Paramount+, também há uma alternativa gratuita: a PlutoTV tem muitas temporadas gratuitas e nem é preciso ser assinante.

Para entender South Park.

"South Park" (1997) é o segundo desenho mais antigo em cartaz ininterruptamente. Só perde para "Os Simpsons" (1992).

Porém, é o único a atingir a façanha de irritar ao mesmo tempo ateus e praticamente todas as religiões. Uma revolta, em especial, contra o desenho, vem do Vaticano.

A trama conta a história dos moradores 100% desajustados, dementes e psicóticos de uma cidade fictícia dos EUA, aparentemente próxima à fronteira com o Canadá.

Praticamente tudo que acontece de errado em South Park tem quatro autores: os meninos Kyle, Stan, Kenny e o demônio Eric Theodore Cartman.

Porém, os demais moradores --inclusive os pais dos garotos e todas as autoridades locais-- também são outros trastes. Não tem uma pessoa equilibrada na cidade.

Também é uma terra de moradores ilustres. Um deles é Jesus Cristo, que tem um talk-show na TV local. Só que o demônio também mora na região.

O desenho ganhou um elogio do famoso comitê de artes norte-americano Peabody, apontado como "a sátira notoriamente grosseira e inegavelmente destemida do Comedy Central, de tudo o que é vaidoso e hipócrita na vida americana, independentemente de raça, credo, cor ou status".

"South Park" até ganhou esse elogio, mas jamais o prêmio. E quem lá teria coragem para isso?

Programas: South Park - 25 anos

Onde: Comedy Central (TV paga), Paramount+ e PlutoTV.

Quando: Amanhã (13), maratona no CC a partir das 22h50; Dia 22, segunda: "Especial O Concerto" + 2 episódios; na PlutoTV tem 7 temporadas gratuitas.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

Entretenimento