Topo
Entretenimento

Rushdie teve nervos do braço cortados e deve perder um olho após ataque

do UOL

De Splash, em São Paulo

12/08/2022 20h07Atualizada em 13/08/2022 18h52

O escritor Salman Rushdie, 75 anos, está usando um respirador e deve perder um olho após ser atacado a facadas em evento realizado em Nova York, segundo seu agente, Andrew Wylie.

Em nota enviada para o New York Times, o representante afirmou que o autor não pode falar e que as notícias "não são boas".

Salman provavelmente perderá um olho. Os nervos de seu braço foram cortados e seu fígado foi esfaqueado e danificado
Agente do escritor Salman Rushdie

O escritor ainda está passando por uma cirurgia após ser levado de helicóptero para um hospital da região. Ele foi atacado quando estava prestes a dar uma palestra no Chautauqua Institution.

As autoridades também identificaram o suspeito da agressão: Hadi Matar, um homem de 24 anos do distrito de Fairview, em Nova Jersey (EUA). Ele foi levado imediatamente sob custódia por um policial que trabalhava no local, e a polícia ainda está determinando quais serão as acusações contra Matar.

De acordo com o major Eugene Staniszewski, Hadi Matar tinha um ingresso para acessar o evento e entrou na instituição normalmente, como os outros espectadores. Ainda não há indicação do que motivou o crime e acredita-se que o suspeito agiu sozinho.

Um esquadrão antibomba também esteve no local após o ataque e determinou que a instituição está segura. A polícia está trabalhando com o FBI e o Gabinete do Xerife do Condado de Chautauqua nas investigações.

Salman Rushdie recebeu atendimento no local por uma médica que estava na plateia antes de ser levado ao hospital. Rita Landman, uma médica endocrinologista, falou ao New York Times sobre o caso. Ela afirmou o autor tinha várias facadas, "incluindo uma no lado direito do pescoço, e que havia uma poça de sangue sob seu corpo". Ela reforçou, contudo, que ele parecia estar vivo e que as pessoas afirmavam que ele ainda "estava com pulso".

O mediador do evento, que também foi atacado pelo suspeito, foi levado para o hospital para tratar um ferimento no rosto.

O ataque

Salman Rushdie, 75, autor anglo-indiano que foi ameaçado de morte no Irã na década de 80 devido a suas publicações, foi esfaqueado hoje quando estava prestes a dar uma palestra no oeste de Nova York.

O ataque foi testemunhado por um repórter da Associated Press, que viu um homem invadir o palco da instituição onde Salman palestraria e começar a socá-lo e esfaqueá-lo, no momento em que o autor era apresentado, segundo a BBC.

Testemunhas afirmaram que o autor conseguiu sair do palco com ajuda e o agressor foi contido.

Salman participava de uma discussão sobre os Estados Unidos como asilo para escritores e outros artistas no exílio e como um lar para a liberdade de expressão criativa.

O livro "Os Versos Satânicos" do autor é proibido no Irã desde 1988, pois muitos muçulmanos o consideram uma blasfêmia. Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini pediu a morte de Salman, com uma recompensa sendo oferecida.

Entretenimento