Topo
Entretenimento

Novo ano pessoal: aprenda rituais poderosos para fazer no aniversário

Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto
do UOL

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa, de São Paulo

08/08/2022 04h00

A data do aniversário marca o início de mais um ciclo de vida e do novo ano pessoal. A ocasião, em que as pessoas próximas e queridas voltam todas as atenções para o "aniversariante do dia", é boa oportunidade para a realização de rituais.

Isso porque é neste dia que toda a energia do universo deve estar focada na pessoa e, portanto, tem de ser aproveitada muito bem. Do ponto de vista espiritual, o aniversário tem uma conotação metafórica.

"A cada ano, é mais uma volta em espiral ascendente. Isso pode nos parecer um círculo plano, no qual repetimos tudo em um 'continuum'. Porém, se considerarmos a dimensão transpessoal, funciona mais como uma mola, que cresce do chão para cima, o alto, o limite que pode ser identificado como 'céu'", argumenta a espiritualista Kélida Marques.

Ou seja, em cada volta anual, o indivíduo ascende, dirigindo-se ao topo, evoluindo e, assim como cada recomeço, absorve mais lucidez, maturidade e liberdade, que são motores para a evolução.

"Do mesmo modo que a encarnação do espírito oferece uma nova oportunidade para desenvolver a natureza espiritual, no ciclo menor, cada aniversário é um novo começo. Grande parte do acúmulo do fluxo de vida que o indivíduo atraiu para seu entorno é dissolvido neste momento", aponta Kélida.

Como ela observa, é comum o desejo de os aniversários serem especiais, com o muitos momentos para se recordar. "Costumamos aproveitar a data para listar diversos desejos para os próximos 365 dias. Por que não pensar que esse dia é a ocasião perfeita para sonhar grande?", defende.

Rituais indicados para o novo ciclo

Já que a data concentra tanta energia, a dica da especialista é aproveitá-la para a realização de alguns rituais poderosos, a fim de atrair sorte, proteção e prosperidade. De quebra, as simpatias ainda livram a pessoa de energias ruins e a ajudam a entrar com o pé direito no novo ano.

Segundo Kélida, tais ritos podem ser feitos a partir dos 11 anos de idade. "Antes disso, porém, rituais simples, como assoprar velas e comemorar com pessoas queridas, já se encarregam de potencializar as energias do aniversário", afirma.

A seguir, ela ensina diferentes alternativas.

Para abrandar o próximo ano

Essa é fácil: no dia do aniversário, depois de acordar, tomar um banho quente para relaxar e cuidar de si. Ao final, deve-se consumir 1 colher (de chá) de mel. "Isso vai adoçar o novo ano que começa", diz Kélida

Comemoração feliz

Nem antes, nem depois: o melhor é comemorar o aniversário no dia em que a pessoa nasceu. No bolo, deve ser colocado o número de velas correspondente à idade. Ou seja, se ela faz 20 anos, a indicação é usar 20 velas espalhadas sobre o prato doce.

Ritual para conquistar objetivos

São necessários:

3 velas (vermelha, branca e dourada)
Óleo de sândalo
Folha de papel em branco
Folhas de louro
Botões de rosa cor-de-rosa
Moedas de maior valor corrente (R$ 1)
Glitter nas mesmas cores das velas
Fósforo (de madeira)

Untar as velas com um pouco de óleo de sândalo e colocá-las alinhadas em forma de triângulo, com a vermelha na ponta, a branca e dourada nas laterais. Na folha em branco, colocar o nome completo do aniversariante e centralizar o papel no meio do triângulo de velas.

Acrescentar as folhas de louro ao redor das velas, formando um círculo. Na sequência, adicionar os botões de rosa, as moedas e o glitter, sempre no sentido horário, também em círculo.

Ao acender as velas com fósforos de madeira (também respeitando o sentido horário), deve-se fazer o pedido a ser alcançado.

Para encerrar ciclos

Itens necessários:

2 folhas de papel em branco
1 lápis ou caneta
1 recipiente de metal
Isqueiro
1 vela branca

Escrever em uma das folhas de papel todos os aspectos negativos que deseja deixar para trás. Na sequência, colocar a folha no recipiente de metal e acendê-la para queimar completamente. As cinzas devem ser espalhadas em lugar a ser escolhido pela pessoa.

Na outra folha, escrever os desejos de forma positiva, como se já os tivesse concretizado. Por exemplo: "Tenho um grande amor ao meu lado". Acender a vela e apagá-la depois de 1 hora.

Nos 5 dias seguintes, reler as intenções e acender a vela novamente, queimando o papel com os desejos no último dia. Jogar as cinzas em um jardim ou praça com bastante verde.

Para atrair boa sorte

Ingredientes:

1 maçã
1 canela em pau
Cravo-da-índia (quantidade equivalente aos anos completados)
3 folhas de hortelã
1 vela
3 pedaços de uma folha de papel
3 envelopes vermelhos

Primeiramente, preparar uma infusão na noite anterior ao aniversário com a maçã, o pau de canela, o cravo e a hortelã. Ao acordar, acender a vela, colocando-a em local seguro.

Tomar um banho, do pescoço para baixo, com a infusão previamente coada. Visualizar três projetos que deseja realizar no novo ano. Após o banho, escrever os projetos detalhadamente em três pedaços de papel. Incluir o máximo de detalhes para tornar os desejos possíveis.

Colocar cada pedaço de papel em um envelope vermelho e posicioná-los embaixo da vela acesa, cuidando para não serem atingidos enquanto a vela queima. Deixe ali até os sonhos se concretizarem.

Banho para fortalecer a energia

São necessários:

Sabonete com aroma de sândalo
1 maçã verde
1 punhado de canela em pau
1 punhado de cravo

Primeiro passo: agradecer, pensar e sentir que sua energia está potencializada. Logo em seguida, passar o sabonete por todo o corpo e, depois, tomar um banho.

Segundo passo: aquecer água em uma panela e, então, acrescentar a maçã verde com a canela, deixando cozinhar. Quando a fruta estiver cozida, desligar o fogo e adicionar o cravo. Deixar repousar e, depois, coar. Esperar amornar e, no banho, despejar a água do pescoço para baixo, deixando secar no corpo.

"Recomendo que faça uma meditação para alinhar os chakras, porque a energia estará pronta para sentir. Coloque também uma música com sons instrumentais para alinhá-los", recomenda Kélida.


Ritual para signos, de acordo com elementos

Signos de Fogo: Áries, Leão, Sagitário

Em um lugar tranquilo, com espaço, fazer um círculo usando 9 velas de réchaud com o aroma de preferência. Sentar-se no meio do círculo. Durante esse tempo pessoal, respirar fundo, fazer exercícios respiratórios e pensar no ano que passou. Também pode-se fazer anotações, se quiser.

A intenção é repassar as experiências e acontecimentos dos últimos meses, listando o que deu certo e o que deu errado. Igualmente deve-se pensar no que deseja levar para os próximos 12 meses. Deve-se ficar ali o tempo que achar necessário, deixando que as velas queimem totalmente.

Signos de Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Em um lugar calmo, analisar quais foram os desafios do último ano, se conseguiu superá-los ou não, apontando o que o impediu de fazê-los e o que gostaria de ter feito diferente. Da mesma forma, mentalizar como espera alcançar os objetivos do próximo ciclo.

Fazer isso com a melhor energia possível, emanando boas vibrações para o universo. Ainda é indicado fazer uma meditação de 15 minutos, sentado em uma pedra ou jardim, sob o sol, para despertar energias positivas.

Signos da Ar: Gêmeos, Libra, Aquário

Preparar um altar com 3 incensos de preferência, uma imagem que conecte à fé e 3 velas brancas. Acender os incensos e as velas, colocar a imagem à sua direita e pedir o que deseja realizar no próximo ciclo de vida. Deixar a vela e os incensos queimarem integralmente.

Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Em uma pequena mesa ou altar, acender 1 vela azul-claro, 1 vela laranja e 1 vela vermelha, para todas as energias se equilibrarem. Providenciar um vaso de flores - de preferência, com margaridas brancas ou 7 rosas brancas.

Acender as velas e colocar um mantra de sua escolha com sons de fogo ou fogueira para despertar o lado mais prático e lógico dos signos de Água. Fazer os pedidos e deixar as velas queimarem até o final. Já o vaso de plantas deve ser cuidado pelo tempo que for necessário. Depois, deve ser devolvido à natureza, como em uma praça, por exemplo.

Entretenimento