Topo
Entretenimento

Vídeo mostra motorista dormindo em Tesla autônomo; pode ou não pode?

Motorista de Tesla autônomo é flagrado dormindo ao volante em San Diego, EUA - Reprodução/Reddit
Motorista de Tesla autônomo é flagrado dormindo ao volante em San Diego, EUA Imagem: Reprodução/Reddit
do UOL

Ni D'Almeida

Colaboração para Tilt

08/08/2022 11h13

Quando carros autônomos começaram a se popularizar, muita gente imaginou que poderia, por exemplo, ir dormindo para o trabalho, com o veículo no "piloto automático".

A previsão virou realidade em um vídeo publicado no fórtum Reddit. As imagens flagram um Tesla numa autoestrada em San Diego, nos EUA, em alta velocidade — com o motorista cochilando tranquilamente ao volante. Confira o vídeo.

O problema é que isso ainda não é permitido por lei nos EUA. Segundo a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), ainda não há à venda no país nenhum veículo que seja totalmente automatizado ou "autônomo", ou seja, capaz de dirigir sozinho, com zero supervisão humana.

Mesmo os carros da Tesla, uma das líderes no segmento, contam com a automação de direção parcial. Essa tecnologia permite que o próprio veículo acelere, desacelere e gire o volante, se necessário. No entanto, exige que o motorista esteja sempre atento e pronto para retomar o controle.

Alarme "anti-sono" desativado

Um aviso informando que o motorista deve prestar atenção e manter as mãos no volante é mostrado antes do modo piloto automático ser ativado. Caso a pessoa tire a mão do volante, o Tesla responde com alertas sonoros e visuais.

Contudo, segundo reportagem do canal CBS8, motoristas descobriram uma maneira de burlar esses alertas por meio de um dispositivo chamado Autopilot Buddy, que pode ser encontrado à venda na Amazon.

O acessório fornece torque (uma força que causa a rotação de um objeto em torno de um eixo) suficiente no volante capaz de reduzir a quantidade de avisos emitidos pelo carro durante o piloto automático.

Ainda de acordo com a reportagem, a NHTSA emitiu, em 2018, ordem para que o fabricante não mais produzisse o dispositivo. Mas ele ainda pode ser encontrado no mercado.

Essa não é a primeira vez que um motorista dorme e deixa o Tesla dirigir sozinho. Vídeos como esse podem ser facilmente encontrados nas redes sociais.

Acidentes com Tesla

De acordo com relatório publicado em junho deste ano pela NHTSA, veículos da marca Tesla equipados com software de direção autônoma se envolveram em 273 acidentes nos EUA.

Os modelos de carro de Elon Musk, são quase 70% da lista de 392 acidentes registrados entre julho de 2021 e maio de 2022. Entre os outros 11 fabricantes da lista, somente a Honda também teve um número significativo de relatórios (90).

A montadora também está sendo investigada por um estranho padrão em certas ocorrências: o piloto automático é desligado segundos antes do impacto, o que seria um recurso legal de eximir a empresa de culpa na colisão.

Entretenimento