Topo
Entretenimento

REPORTAGEM

Tchau, Globo: Elaine Bast estreia 'quadro' de economia no Instagram

Elaine Bast vai se dedicar ao que mais gosta de falar: economia popular - Reprodução/TV Globo
Elaine Bast vai se dedicar ao que mais gosta de falar: economia popular Imagem: Reprodução/TV Globo
do UOL

Colunista do UOL

26/05/2022 12h24

Uma semana depois de pedir demissão da Globo, após 23 anos de bons serviços prestados ao jornalismo, Elaine Bast estreia hoje no Instagram um projeto que sua ex-emissora jamais aprovou: sobre economia popular.

Formada em Economia pela USP, Elaine Bast passou os últimos anos tentando emplacar na Globo uma "mini atração" sobre o assunto.

A ideia era criar um quadro em algum dos nos telejornais locais da Globo. A emissora, porém, nunca quis nem conversar a respeito.

No fim das contas, a Globo acabou mesmo criando o quadro, mas escolheu um outro repórter para comandá-lo.

"O colchão da gente é um dos melhores lugares da casa", diz Elaine na abertura do vídeo, enquanto se joga na cama.

"Mas, há um outro colchão que também pode trazer muita paz e felicidade na nossa vida: um colchão financeiro", continua

"Eu, antes de pedir demissão da Globo, fiz essa reserva de dinheiro para segurar as pontas até arrumar uma outra colocação. O colchão é para ser usado em situações assim."

O primeiro quadro (de hoje) é apenas um "piloto". A jornalista em breve pretende começar a publicar o quadro cerca de três vezes por semana.

Globo do Bolinha

Elaine foi mais uma "vítima" do chamado "Clube do Bolinha" no jornalismo da Globo em São Paulo: um departamento que nos últimos anos deu prioridade à promoção de repórteres e apresentadores homens, em detrimento das mulheres.

Uma semana antes de Elaine, a apresentadora Michelle Barros também se demitiu, após também ser preterida no comando de telejornais locais (ocupados também por outros homens).

Segundo o site "Notícias da TV" publicou ontem, a Globo está incomodada com a fama repentina de ser um clube "onde menina não entra". A emissora teria decidido dar mais espaço às mulheres no jornalismo paulista.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

Entretenimento