Topo
Entretenimento

Claudia Alencar diz não se sentir com 70: 'Nunca tenho a idade que tenho'

Cláudia Alencar - Reprodução/Instagram/Vinicius Bertoli
Cláudia Alencar Imagem: Reprodução/Instagram/Vinicius Bertoli
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2021 07h53Atualizada em 13/05/2021 07h55

Claudia Alencar, considerada uma das maiores musas dos anos 80, sempre esbanjou jovialidade em suas aparições públicas e também nas redes sociais. A atriz de 70 anos pratica exercícios diariamente e regula bem a sua alimentação, e usa sua própria experiência para ensinar aos mais jovens como se cuidar.

"Faço esteira, alongamento. Tenho uma alimentação saudável e até dou palestra sobre isso, porque sei que o melhor remédio é a comida. Não me sinto com 70 anos, tenho 50. Quando eu tinha 50, tinha 30. Nunca tenho a idade que tenho, é sempre menos do que a que tenho", brincou em entrevista para a Quem.

Ela revelou que, aos 40, teve uma crise existencial que a fez mudar a forma como lida com sua saúde. "Quando entrei nos 'enta', parei de fumar e comecei a estudar sobre saúde, corpo, meditação e ioga. Foi aí que me tornei uma expert e conservei a juventude", explicou, contando em seguida que cortou os alimentos que considera "tóxicos", de sua dieta.

Cortei sal, açúcar, doce, massa, creme de leite, salsicha, linguiça, feijoada, fritura. Cortei tudo para poder ficar viva por mais tempo com saúde. E a saúde traz beleza, saúde mental.

Durante o período de pandemia, Claudia se dedicou ainda mais aos cuidados com corpo e mente. "Passo o dia escrevendo, pinto, leio e tenho feito muito exercício físico todos os dias. E, à noite, medito. Entro na internet no fim da tarde. É uma descontração. Também olho para a montanha, o céu, ligo para os amigos. É a minha hora do relax", contou.

A atriz falou sobre os filhos ("São fantásticos, ótimos profissionais, amigos, presentes de Deus na minha vida. O Yann e a Crystal são uma alegria na minha vida"), e se declarou vaidosa, tendo feito plásticas antes de chegar aos 40 ("Fiz uma cirurgia plástica com 38, porque meu médico disse que dura mais. De vez em quando, coloco um botox. Mas não preciso muito. A minha pele é lisa, muito hidratada, não precisa dessas coisas").

Entretanto, o que ela mais sente falta atualmente é trabalhar como atriz. "Não estou sendo chamada para nada. Se fosse uma velhinha carcomida de 70 anos seria mais chamada. Com a minha saúde e beleza, eles não sabem o que fazer comigo. Gostaria de fazer séries na Globoplay, na Netflix, no Prime Video. Adoraria voltar para o set", lamentou.

Claudia também disse que não se vê como uma pessoa da terceira idade. "Não sou idosa porque levanto a perna lá em cima. Tenho flexibilidade e saúde. Gosto de dançar, sair para balada com os rapazes, as meninas e as minhas amigas. Continuo com a minha vida normal. Não me sinto mais cansada. Meu pai casou com 85 anos, dançando tango e dando beijo de língua no casamento".

"Paquero muito. Tenho vários amigos que a gente se encontra e dá uma 'namoradinha', mas nada de 'namoradona'. Só tive um assim, que foi para os Estados Unidos. Agora encontro alguns. Não me envolvi, não por preconceito nem nada. Mas por falta de fantasia mesmo", frisou.

Entretenimento