Topo
Entretenimento

REPORTAGEM

TV por assinatura: Veja os 50 canais mais vistos no país em abril

Parte do elenco de "Sai de Baixo", um dos programas mais vistos da TV por assinatura no país - Divulgação/Grupo Globo
Parte do elenco de "Sai de Baixo", um dos programas mais vistos da TV por assinatura no país Imagem: Divulgação/Grupo Globo
do UOL

Colunista do UOL

07/05/2021 08h10

Apesar de não parar de perder assinantes nos últimos 6 anos, a TV paga segue sendo um dos principais entretenimentos da família brasileira e ainda é um dos principais alvos prioritários da publicidade.

Isso porque, teoricamente, seu público tem maior poder aquisitivo —o que interessa muito ao mercado, às vezes até mesmo mais que o ibope.

Há hoje cerca de 14,3 milhões de moradias no país que ainda pagam pontos de assinatura de TV.

Somente desde dezembro o setor já perdeu mais de meio milhão de assinantes de sua base.

A coluna traz hoje o ranking dos canais pagos mais vistos no mês passado.

O Viva se firma como o novo canal queridinho do país nos meses da pandemia e, mais uma vez, está no topo da tabela. A Globo News vem a seguir, em segundo lugar.

Multishow se recupera

Outro fato relevante é a recuperação do Multishow, que nos últimos meses voltou ao top 5 canais mais vistos. O canal passou por um período de perda de público nos últimos anos.

Na contramão do Grupo Globo, o GNT vem afundando cada vez mais na tabela.

Outro canal que tem ido muito bem em público (para os padrões da TV por assinatura) é o AXN.

Os dados abaixo foram mensurados pela Kantar Ibope Media e obtidos pela coluna junto a fontes nas TVs. A Kantar não pode divulgar dados dessa forma por questões contratuais com seus clientes.

Medição da TV paga 24 horas por dia

Os dados se referem à medição 24 horas por dia nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. Cada ponto nessa medição vale mais ou menos por cerca de 100 mil domicílios.

Veja os 50 canais pagos mais vistos em abril de 2021
Em pontos de ibope e "share" (participação em % no total de TVs pagas)

1 - Viva: 0,26 ponto e 0,70% de "share"
2 - GloboNews: 0,23 e 0,63%
3 - Multishow: 0,21 e 0,55%
4 - Discovery Kids: 0,16 e 0,43%
5 - Universal TV: 0,16 e 0,42%
6 - Cartoon Network: 0,15 e 0,39%
7 - AXN: 0,15 e 0,39%
8 - Discovery Channel: 0,14 e 0,37%
9 - SporTV: 0,13 e 0,35%
10 - Megapix: 0,13 e 0,34%
11 - TNT: 0,12 e 0,32%
12 - Gloob: 0,11 e 0,30%
13 - Home & Health: 0,09 e 0,24%
14 - Space: 0,09 e 0,23%
15 - Fox Sports: 0,08 e 0,22%
16 - ESPN Brasil: 0,08 e 0,21%
17 - TNT Séries: 0,07 e 0,20%
18 - TLC: 0,07 e 0,20%
19 - Star Channel (ex-Fox): 0,07 e 0,19%
20 - CNN Brasil: 0,07 e 0,18%
21 - Warner: 0,06 e 0,17%
22 - Nickelodeon: 0,06 e 0,16%
23 - GNT: 0,06 e 0,16%
24 - ID: 0,06 e 0,16%
25 - Telecine Action: 0,06 e 0,15%
26 - Comedy Central: 0,05 e 0,15%
27 - Animal Planet: 0,05 e 0,14%
28 - Telecine Pipoca: 0,05 e 0,14%
29 - Boomerang: 0,05 e 0,14%
30 - FX: 0,05 e 0,13%
31 - Telecine Premium: 0,05 e 0,13%
32 - Cinemax: 0,04 e 0,12%
33 - NatGeo: 0,04 e 0,12%
34 - SporTV2: 0,04 e 0,11%
35 - Canal Brasil: 0,04 e 0,11%
36 - History: 0,04 e 0,11%
37 - Studio Universal: 0,04 e 0,10%
38 - Sony: 0,04 e 0,10%
39 - Telecine Fun: 0,04 e 0,10%
40 - Paramount Network: 0,03 e 0,09%
41 - Star Life: 0,03 e 0,08%
42 - Disney Channel: 0,03 e 0,08%
43 - Band News: 0,03 e 0,08%
44 - Nick Jr.: 0,03 e 0,08%
45 - Telecine Touch: 0,03 e 0,07%
46 - NatGeo Wild: 0,03 e 0,07%
47 - Discovery Turbo: 0,03 e 0,07%
48 - SporTV3: 0,02 e 0,06%
49 - Disney Jr.:0,02 e 0,06%
50 - ESPN: 0,02 e 0,06%

Fonte: Dados da Kantar Ibope Media
*medição nas 24 horas do dia, 15 maiores regiões do país
**cada ponto equivale a cerca de 100 mil residências com TV paga
*** canais empatados são "desempatados" nas casas centesimais e milesimais
*** Há mais canais, claro, mas estão fora da lista dos 50+

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

Entretenimento