Topo
Entretenimento

Turci volta a fazer discurso antirracista na Globo: 'Racismo é vida real'

Fabio Turci mostrou relatos de telespectadores sobre racismo - Reprodução/TV Globo
Fabio Turci mostrou relatos de telespectadores sobre racismo Imagem: Reprodução/TV Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

15/01/2021 12h59Atualizada em 15/01/2021 13h07

O jornalista Fabio Turci voltou a pautar o combate ao racismo na tela da Rede Globo. Ontem, o apresentador do SPTV contou um caso de racismo sofrido pelo cinegrafista Itamar, que integra a equipe.

Turci, falando do seu local de privilégio por ser branco e nunca ter vivenciado tais situações, cobrou para que as pessoas não acharem que racismo é normal.

Hoje, ele retomou o caso de Lucas Costa de Araújo, um operador de loja de Santos que foi enquadrado por um policial que disse que ele tinha "cara de ladrão" e mostrou outros relatos.

"A gente mostrou a história do Lucas e do nosso colega Itamar. E a partir dessas histórias, muita gente postou relatos, suas histórias de racismo", disse.

Em seguida, antes de apresentar os relatos feitos através do Twitter por telespectadores, Turci explicou o porquê da discussão ser necessária:

Se você é branco, como eu sou branco, você nunca passou por isso. E talvez pense que racismo é uma teoria, uma invenção, vitimismo, mimimi. Isso aqui é vida real"

No fim do jornal, ele voltou a cobrar as pessoas a se posicionarem na luta antirracista.

"Reflita sobre o seu papel na luta contra o racismo. Cada um de nós temos uma coisa a melhorar no nosso comportamento, como a gente enxerga a população negra", disse.

Repercussão

Seguidores reconheceram e aplaudiram o posicionamento do jornalista, que está apresentando o noticiário na Rede Globo, de se posicionar diariamente.

Entretenimento