Topo
Entretenimento

Jorge Ben Jor revela idade real após contradição com certidão de nascimento

Livro sobre Jorge Ben Jor revela confusão em sua certidão de nascimento - Nereu JR./UOL
Livro sobre Jorge Ben Jor revela confusão em sua certidão de nascimento Imagem: Nereu JR./UOL
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/11/2020 14h54

Jorge Ben Jor se surpreendeu com a idade atribuída a ele na imprensa, que o colocou mais velho. O cantor diz que é de 1945. Quando surgiu, em 1963, dizia ter 21 anos (ou seja, era de 1942).

Entretanto, sua biógrafa, Kamille Viola, relata ter encontrado registros da certidão de nascimento de que o cantor seria do ano de 1939.

"Erram sempre a minha idade. Eu sou de 1945, nasci quando terminou a guerra. De 22 de março de 1945. Eles sempre põe errado, entendeu?", disse Jorge Ben Jor em conversa com a jornalista Kamille Viola, no livro 'África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver'.

Em um trecho da obra, a autora evidencia mais uma contradição:

"A autora deste livro, porém, encontrou uma certidão de nascimento de Jorge Lima de Menezes, filho de Augusto Lima de Menezes e Sebastiana Lima de Menezes, nascido em 22 de março de 1939. Apesar da ausência do 'de' no nome de Jorge, vale observar que seus filhos e sua esposa têm a partícula em seus nomes. Além disso, até algumas décadas atrás não eram incomuns erros em certidões de nascimento. Tampouco era raro que uma pessoa tivesse um nome no registro civil e outro de batismo - pelo qual normalmente era chamado pelos familiares. Portanto, a autora levanta a hipótese de que Silvia poderia ser assim chamada pela família, mas ter outro nome de registro, tendo adotado os sobrenomes do marido. Para terminar, o endereço do nascimento da criança (naquela época, muitos partos eram feitos em casa) é no Rio Comprido, bairro onde Jorge cresceu. São muitas as evidências de que seja mesmo o documento do artista".

Lançado em novembro deste ano pela Edições Sesc, o livro comenta sobre o álbum África Brasil, de 1976, descoberto pela geração da música brasileira dos anos 90.

Entretenimento