Topo
Entretenimento

Gio Ewbank se emociona ao falar sobre racismo no programa de Thelma Assis

Gio Ewbank se emociona ao falar sobre racismo no programa da ex-BBB Thelma - Reprodução/YouTube
Gio Ewbank se emociona ao falar sobre racismo no programa da ex-BBB Thelma Imagem: Reprodução/YouTube
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2020 23h14

"Triangulando", o novo programa da vencedora do BBB 2020 Thelma Assis, estreou na noite de hoje trazendo como tema a desigualdade racial no Brasil. Com os convidados Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e Djamila Ribeiro, a mãe de Titi, Bless e Zyan foi levada às lágrimas ao falar sobre os contrates na educação dos filhos.

"Hoje a gente ainda não tem papos como esse com as crianças porque eles ainda são novos, mas a gente já instrui eles de outra maneira. Temos muitos livros em casa, muitas referências", contou Giovanna Ewbank.

"Isso as prepara de uma maneira mais lúdica, não tão cruel como é na realidade, mas preparando para ter esse papo com eles, o que com o nosso filho Zyan, que é um bebê branco, a gente não vai precisar ter. Isso é uma coisa que nos machuca muito também, que vai existir essa diferença na criação."

Emocionada, Giovanna Ewbank afirmou que procura criar os filhos para serem "fortes" diante do cenário e ainda defendeu que todos os três compartilharão das referências antirracistas que eles tentam trazer para casa.

"Temos que ser muito fortes para deixá-los muito fortes. Nós, que fomos crianças brancas, não passamos por nada disso e tudo isso que a Djamila falou é muito cruel. A gente sabe que em algum momento vamos ter que ter esse papo com as crianças. Eles não estão imunes a nada", defendeu.

Adoção

Ainda, durante o programa, Thelma abordou a questão da adoção na família de Bruno e Giovanna. De acordo com dados levantados pela apresentadora por meio do Conselho Nacional de Justiça, dentre os 42.480 pretendentes à adoção, 44,53% não querem adotar crianças negras.

"Só aqui nesse triângulo temos três exemplos de como a adoção mudou a vida das pessoas: Eu, Titi e Bless", disse Thelma.

Giovanna Ewbank então defendeu que, na verdade, foi a vida do casal mudou radicalmente com a chegada dos filhos.

"Mais do que mudar a vida deles, mudou a nossa vida. Eu me vejo um ser humano muito melhor, muito mais evoluído. Eu não escolhi raça, eu escolhi o amor. Eu fico muito abalada e muito triste de ouvir uma estática como essa, isso para mim é inaceitável", afirmou.

"Tudo o que fazemos e tudo o que somos é por conta deles. A experiência da maternidade e da adoção com eles, eu não tinha vontade de ter filho da barriga, de tão completos que nós sempre estivemos com os dois."

Bruno Gagliasso, por sua vez, afirmou que "adoção é amor, não tem cor, não tem CEP". O ator ainda defendeu a necessidade do debate sobre desigualdade racial no país.

"Isso mostra como está enraizado, mostra como a gente precisa trabalhar, ouvir, perceber o outro, porque isso é muito forte."

"Triangulando" terá exibição toda terça-feira às 21h no canal de Thelma Assis no YouTube.

Entretenimento