Topo
Entretenimento

Operação de guerra? Estrela da Record fala como é gravar novela na pandemia

Day Mesquita relata a experiência de voltar às gravações de "Amor Sem Igual" na pandemia - Jeff Porto/Divulgação
Day Mesquita relata a experiência de voltar às gravações de "Amor Sem Igual" na pandemia Imagem: Jeff Porto/Divulgação
do UOL

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 04h00

Como é fazer uma novela em plena pandemia? As gravações de "Amor Sem Igual", da Record, foram retomadas nesta semana após cinco meses de paralisação por conta do novo coronavírus, que afetou produções de todas as emissoras.

É praticamente uma operação de guerra para evitar o contágio do vírus

Conversamos com a atriz Day Mesquita, protagonista de "Amor Sem Igual", e ela contou como foi a experiência de voltar a encarnar a garota de programa Angélica depois todos esses meses.

Day Mesquita é a protagonista de "Amor Sem Igual", da Record - Jeff Porto/Divulgação - Jeff Porto/Divulgação
Day Mesquita é a protagonista de "Amor Sem Igual", da Record
Imagem: Jeff Porto/Divulgação

Antes da retomada das gravações, todo o elenco passou por teste de covid-19 e depois teve início o processo de caracterização, como corte e cor de cabelo, já que os personagens precisavam estar com a mesma aparência de antes de a novela ser interrompida.

Os atores também receberam um protocolo de segurança com todos os cuidados detalhados, além de participarem de uma videoconferência para mais explicações.

Agora sim! Tudo pronto para a volta ao Rec 9

Chegando lá, eu entro com o carro e tem alguém com o termômetro para tirar a temperatura. O complexo está separado e cheio de totens de álcool gel. Antes de entrar no estúdio, tem um tapete higienizador e outro tapete para secar. Novamente, uma pessoa com termômetro e outra com álcool para jogar na nossa mão

Estúdio da Record ou filme de ficção científica?

Dentro do estúdio, a equipe inteira está toda paramentada com máscara face shield, e um macacão de proteção, que eles só tiram depois que saem dali

Novo normal

Day vai até a Record da mesma forma como vai ao mercado ou à farmácia: de máscara, cabelo preso e equipada com álcool gel. Mas na TV, os personagens não aparecerão de máscaras.

Day Mesquita - Jeff Porto/Divulgação - Jeff Porto/Divulgação
Imagem: Jeff Porto/Divulgação

"O elenco não usa todo esse aparato porque a trama não aborda a pandemia. Fazemos todo o processo de ensaio de máscara e na hora de gravar a gente tira. Tem alguém que vem com uma sacola e depositamos a máscara descartável. Quando acaba a gravação, vem alguém com máscaras novas dentro de um saquinho já higienizado".

A nova rotina vai além da hora de entrar no estúdio. Envolve vários cuidados

"Os camarins estão separados. Antes, não tinham espaços específicos, como provadores de loja. Agora, tem um espaço para cada atriz. A roupa já fica separada, higienizada, para nos trocarmos", afirma.

Maquiagem e cabelo antes podíamos fazer ao mesmo tempo. Agora, tem que fazer separado. O levava uma hora para preparar, agora demora quase duas horas.

Um ambiente das refeições também precisou ser adaptado

Um capítulo de uma novela como "Amor Sem Igual" leva praticamente um dia inteiro para ser gravado. São muitos processos e cenas gravadas por dia. É por isso que a equipe se alimenta no próprio complexo de estúdios.

A mesa do almoço de quatro pessoas fica separada ao meio por um acrílico. A pessoa responsável do buffet é que coloca a comida. A gente não pega mais a comida

Contatos físicos ficaram em um passado distante...

Será que houve alguma alteração na história, que já caminha para a reta final? Day explica que a trama em si não mudou, mas alguns detalhes do roteiro foram adaptados para a nova realidade.

Uma cena de café da manhã antes era feita na sala de jantar com todo mundo sentado, comendo, conversando... Ela foi adaptada para a sala com cada um sentado num canto, com o distanciamento adequado, sem consumir comida e bebida

"É um ambiente bem diferente do que estamos habituados. Em um primeiro momento, teve uma tensão um pouco maior por todos esses cuidados. Mas a equipe estava bem preparada e nos auxiliando, até porque precisamos focar na no desenvolvimento da emoção que a cena pede. A equipe está preparada para nos ajudar. E nós estamos preparados para ajudar a equipe. Estamos ajudando uns aos outros", diz a atriz.

Entretenimento