Topo
Entretenimento

Festival de Cinema de Sarajevo será virtual após aumento de casos de coronavírus

14/08/2020 11h11

Por Daria Sito-Sucic

SARAJEVO (Reuters) - O Festival de Cinema de Sarajevo será lançado inteiramente online nesta sexta-feira, depois que um aumento nos casos de coronavírus forçou os organizadores a cancelar os planos de realizar a primeira mostra de cinema presencial da Europa desde o início da pandemia.

Há apenas dez dias, uma enorme tela de projeção foi instalada em um amplo cinema ao ar livre e cadeiras colocadas de acordo com as regras de distanciamento. Os organizadores disseram que seriam colocados máscaras faciais e desinfetantes nas entradas.

Mas um aumento repentino nos casos de coronavírus na capital da Bósnia desde julho, após flexibilização de um isolamento rigoroso, levantou preocupações sobre a segurança do público, funcionários e convidados.

“Embora estivéssemos ansiosos pelo festival com o público, decidimos começar sem ele, sem correr riscos”, disse o diretor do festival, Mirsad Purivatra.

"Acho que esta era a única decisão racional", acrescentou Purivatra à Reuters.

O festival de cinema de Sarajevo foi fundado por um grupo de entusiastas em 1995 como um ato de desafio contra um cerco de 43 meses à capital pelas forças sérvias da Bósnia. Ele cresceu e se tornou a maior competição de cinema e plataforma da indústria em uma região que vai de Viena a Istambul.

O número de casos e mortes por coronavírus na Bósnia mais que dobrou no último mês, subindo para 15.535 e 469, respectivamente.

Entretenimento