Topo
Entretenimento

Morre Sumner Redstone, bilionário dono da Paramount, aos 97 anos

12.12.2013 - Sumner Redstone no American Cinematheque Award, em Beverly Hills (EUA) - Michael Tran/FilmMagic
12.12.2013 - Sumner Redstone no American Cinematheque Award, em Beverly Hills (EUA) Imagem: Michael Tran/FilmMagic
do UOL

Do UOL, em São Paulo

12/08/2020 09h27

O executivo Sumner Redstone, uma das figuras-chave das últimas décadas da indústria do entretenimento, morreu na tarde de ontem aos 97 anos, de causas naturais. Shari Redstone, filha do magnata e atual administradora da ViacomCBS, confirmou a notícia à Variety.

O meu pai teve uma vida extraordinária, que não só deu forma ao entretenimento como o conhecemos hoje, mas também criou um legado familiar incrível. Durante tudo o que passamos, nunca deixamos para trás o amor que existia entre nós. Ele era um pai, avô e bisavô maravilhoso. Tenho orgulho de ser filha dele, e sentirei sua falta."
- Shari Redstone fala sobre a morte do pai, Sumner Redstone

Através da ViacomCBS, da qual a família Redstone assumiu controle em 1987, o bilionário era a força motriz por trás de marcas importantes do entretenimento, como Paramount Pictures, MTV, CBS, Showtime, Nickelodeon, Comedy Central e Miramax.

02.10.1986 - Sumner Redstone nos escritórios da Redstone Management, pouco antes de comprar a Paramount - Boston Globe via Getty Images - Boston Globe via Getty Images
02.10.1986 - Sumner Redstone nos escritórios da Redstone Management, pouco antes de comprar a Paramount
Imagem: Boston Globe via Getty Images

Ele deixou de ter papel ativo na companhia só em 2016, quando instalou sua filha no comando da ViacomCBS por pressão dos acionistas, preocupados com sua habilidade de continuar administrando a companhia aos 93 anos.

Segundo estimativa da Forbes, Sumner Redstone acumulava fortuna de US$ 4,8 bilhões em 2018. Os bens do norte-americano irão para um fundo familiar que inclui Shari e outros membros do clã Redstone.

10.07.2018 - Shari Redstone, filha de Sumner Redstone e atual administradora das empresas da família - Drew Angerer/Getty Images - Drew Angerer/Getty Images
10.07.2018 - Shari Redstone, filha de Sumner Redstone e atual administradora das empresas da família
Imagem: Drew Angerer/Getty Images

A decisão veio após longa batalha judicial, na qual o ex-protegido profissional do bilionário, Philippe Dauman, exigia controle de parte dos bens dele. Ex-namoradas, como Manuela Herzer e Sydney Holland, também entraram na briga, revelando detalhes escandalosos do dia a dia na casa dos Redstone.

Segundo Herzer, Sumner exigia "uma dieta diária de carne vermelha e sexo" até pelo menos 2015, mesmo estando confinado a sua cama, sendo alimentado por um tubo e incapaz de falar.

Entretenimento