Topo
Entretenimento

Morre Kurt Luedtke, vencedor do Oscar por roteiro de 'Entre Dois Amores'

24.03.1986 - Kurt Luedtke com o seu Oscar de melhor roteiro adaptado por "Entre Dois Amores" - ABC Photo Archives/Walt Disney Television via Getty Images
24.03.1986 - Kurt Luedtke com o seu Oscar de melhor roteiro adaptado por 'Entre Dois Amores' Imagem: ABC Photo Archives/Walt Disney Television via Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

11/08/2020 10h17

O jornalista e roteirista Kurt Luedtke, que ganhou um Oscar pelo script de "Entre Dois Amores" (1985), morreu no domingo, aos 80 anos, após longa batalha contra uma doença não especificada. A informação é do Deadline.

Apesar do prestígio conseguido em seus projetos no cinema, Luedtke não era afeito aos holofotes de Hollywood -- além de "Entre Dois Amores", escreveu só dois outros filmes: "Ausência de Malícia" (1981) e "Destinos Cruzados" (1999).

Nos anos 1960 e 1970, Luedtke trabalhou em jornais como o "Miami Herald" e o "Detroit Free Press". Neste último, participou da cobertura vencedora do Pulitzer dos protestos em Detroit após o assassinato de Martin Luther King.

Sua estreia no cinema, com "Ausência de Malícia", foi recebida de forma calorosa, já com indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro. O filme mostrava como a vida de um comerciante (Paul Newman) mudava quando o FBI vazava detalhes de uma investigação para uma jornalista (Sally Field).

Já "Entre Dois Amores" era uma adaptação da autobiografia de Karen Blixen (Meryl Streep), baronesa dinamarquesa que administrava uma plantação no Quênia. O filme se concentrava em sua paixão pelo caçador Denys (Robert Redford).

Além do Oscar, Luedtke venceu um BAFTA pelo trabalho. "Entre Dois Amores" levou um total de sete estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor (para Sydney Pollack, que dirigiu os três roteiros do norte-americano).

Por fim, "Destinos Cruzados" trazia Harrison Ford e Kristin Scott Thomas como viúvos que, após perderem os cônjuges no mesmo acidente de avião, descobrem que eles estavam vivendo um affair.

Entretenimento