Topo
Entretenimento

'Sou um racista em desconstrução': Porchat e mais famosos lançam campanha

do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/08/2020 08h36

O apresentador e humorista Fabio Porchat é um dos famosos que encabeçam a nova campanha "sou um racista em desconstrução", lançada hoje, que reúne personalidades brancas de diferentes áreas com o objetivo de reconhecer atitudes preconceituosas e assistir na luta antirracista.

É chocante e desconfortável, mas é a verdade. É essencial e urgente que eu diga isso antes que mais vidas sejam prejudicadas. Carrego em mim preconceitos estruturais e estou aqui pra dizer que participei dessa construção nociva, e, de forma perigosamente sutil, absorvi e reproduzi o idioma do racismo com fluência. Não sei quantas vezes eu fui tóxico ao longo da vida, mas a partir de agora eu sou um racista em desconstrução, e começo o trabalho de transformação."
- Fabio Porchat sobre a campanha "Sou um racista em desconstrução"

O texto da legenda é padronizado, e foi reproduzido por outros participantes da campanha, como a atriz Nany People, a jornalista Regina Volpato, o cantor André Neto, o ator Jefferson Schroeder e o apresentador André Vasco.

Além das fotos da campanha, o site oficial traz links para organizações engajadas em lutas contra o preconceito e incentiva ativistas a cadastrarem outras.

Somos um movimento que nasceu da inconformidade e da vontade de mudar as nossas estruturas. Entendemos que a transformação começa em nós mesmos. Sonhamos que crianças cresçam através de exemplos positivos, respeitando as pessoas independente da sua raça, orientação sexual, gênero, livre de qualquer tipo de preconceito."
- Texto no site explica objetivo da campanha

Entretenimento