Topo
Entretenimento

'A Barraca do Beijo': saiba o que acontece no livro mais recente da série

Pé Na Estrada, livro da série "A Barraca do Beijo" - Reprodução/Instagram
Pé Na Estrada, livro da série 'A Barraca do Beijo' Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 04h00

"Pé Na Estrada", o livro mais recente da obra de Beth Reekles que inspirou os filmes "A Barraca do Beijo", chegou há uma semana nas plataformas digitais e já está disponível em pré-venda na versão física, que chega às lojas em setembro.

A novidade deixou os fãs dos filmes da Netflix empolgados. Afinal, com a confirmação de "A Barraca do Beijo 3" para 2021, será que "Pé Na Estrada" traria pelo menos um spoilerzinho do que vem por aí?

Em busca dessas informações, devorei o livro depois de ver o filme e te conto o que esperar.

Qual é a história de "Pé Na Estrada"?

O livro é um spin-off de "A Barraca do Beijo 2" e narra uma viagem de férias dos melhores amigos Lee Flynn e Elle Evans cruzando os Estados Unidos de carro da Califórnia até Massachusetts para encontrar Noah em sua nova faculdade, em Boston.

Aula de geografia

"Pé Na Estrada" é quase uma aula de geografia dos Estados Unidos. Já reparou no mapa? Los Angeles, na Califórnia, está no extremo oeste do país, e Boston, em Massachusetts, no leste. Sem paradas e seguindo o caminho mais curto, é uma viagem de 44 horas de carro, quase dois dias. Mas Elle e Lee também querem se divertir e precisam descansar no caminho. Então boa parte do livro se passa mesmo durante vários dias na estrada, e por isso o nome em inglês "road trip".

Não era mais fácil pegar um avião?

Sem dúvida! Mas o livro entrega boas justificativas para a decisão de ir de carro. Recém-saídos do colégio, Elle e Lee têm idade para dirigir legalmente nos EUA (16 anos), mas não para alugar um carro do outro lado do país (21 anos). E, além de visitar Noah em Boston, os planos de férias deles incluem uma visita a Nova York.

Competição gastronômica

Com a decisão de dirigir, além de mais tempo para curtir a companhia um do outro (lembram que a amizade ficou um pouco abalada depois de uma série de acontecimentos, né?), eles vão passar por lugares que nunca visitaram antes e ainda fazer uma competição da melhor torta de cada Estado que pararem. Bem mais divertido que um voo de 6 horas.

Romance em segundo plano

Os momentos de amorzinho ficam para a parte final. Quando eles finalmente chegam a Boston, Elle divide o quarto com o namorado Noah e Lee fica no quarto emprestado de Amanda para não atrapalhar os pombinhos. Mas quem é Amanda? É a Chloe do filme, a melhor amiga de Noah que causou uma baita confusão em "A Barraca do Beijo 2".

Outro personagem que ganhou um nome diferente no filme é Marco. Nos livros ele se chama Levi e tem uma história de vida bem diferente da do galã do filme.

E aquela decisão?

Pois é. Talvez esteja aí a maior decepção dos leitores. O spin-off não dá a resposta se Elle vai cursar a universidade em Berkeley ou em Harvard. Mas fica a dica: quem já leu "A Barraca do Beijo 2" encontrará uma possível resposta lá, no epílogo. Possível, já que a obra cinematográfica tem algumas mudanças significativas em relação ao livro.

O que esperar do novo filme

Como ainda não existe um livro chamado "A Barraca do Beijo 3" e nem uma previsão para o lançamento dele, é bem provável que a continuação da saga explore algumas situações que já apareceram nos livros e spin-offs, mas pouco foram exploradas no filme.

Por exemplo: a família de Levi (o Marco!) é um importante núcleo no livro e há muita história para explorar em cima desse personagem. No filme, Elle viaja sozinha para Boston de avião. A viagem de carro deve acontecer de forma bem adaptada no próximo filme, e provavelmente na companhia de Rachel (a namorada de Lee) e Noah.

Apesar de o filme já estar gravado, ainda não foram divulgados os detalhes do enredo. Enquanto aguardamos 2021, vale a pena apostar na leitura.

Entretenimento