Topo
Entretenimento

Zoe Saldana pede desculpas por papel de Nina Simone: 'Ela merecia melhor'

Zoe Saldana (esq.) em imagem do filme "Nina", cinebiografia da cantora Nina Simone (dir.) - Grosby Group/Getty Images
Zoe Saldana (esq.) em imagem do filme 'Nina', cinebiografia da cantora Nina Simone (dir.) Imagem: Grosby Group/Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

05/08/2020 09h54

Zoe Saldana se arrepende de ter aceitado o papel de Nina Simone na cinebiografia "Nina", lançada em 2016. Na época da produção, a escalação de Saldana foi criticada porque a atriz de "Guardiões da Galáxia" é afro-latina, enquanto Simone era uma mulher negra.

Eu nunca deveria ter interpretado Nina. Eu deveria ter feito tudo que podia, na época -- porque eu tenho um tipo de poder, embora não seja o mesmo [das pessoas brancas] -- para pressionar pela escalação de uma mulher negra para interpretar Nina, que era uma mulher negra excepcionalmente perfeita."
- Zoe Saldana em live do Instagram

Filha de um pai dominicano com raízes haitianas, e de uma mãe porto-riquenha, Saldana precisou usar maquiagem para escurecer sua pele em "Nina", além de próteses dentárias e para alargar o nariz.

Na época, eu achei que tinha permissão para interpretá-la, porque sou uma mulher negra. E sou mesmo. Mas estamos falando de Nina, e ela teve uma jornada que deveria ser honrada de forma específica... ela merecia melhor, e eu sinto muito, porque amo a música dela."
- Zoe Saldana pede desculpas por papel de Nina Simone

A atriz de "Avatar" finalizou fazendo um apelo para Hollywood contar novamente a história da cantora, desta vez da forma certa. "Temos nos apropriado da arte de alguém como Nina Simone por muito tempo", refletiu.

Entretenimento